Conto de fadas, lendas...
Autores antigos, novos autores...
Livros muito ilustrados e livros sem figuras...
São muitas, são tantas as possibilidades.
As crianças amam ouvir essas histórias e quando acaba, querem ouvir de novo, e de novo e de novo.
Sim, eles podem ouvir uma mesma história muitas vezes sem se cansar.
Ouvem tanto que acabam até decorando as falas, não é mesmo?
Você professor, já teve quantas experiências diferentes com histórias contadas para as crianças?
E você, mamãe, papai, avó, avô, tio ou tia que conta histórias para seus pequenos em casa, talvez antes de dormir, ou na hora da brincadeira. Não é um momento realmente mágico?
Mas existem tantas formas diferentes de contar histórias que às vezes ficamos sem saber qual escolher.
Vamos ver algumas delas e também alguns de seus objetivos, para que você saiba em que ocasião usá-las.
Ler livro com mais figuras do que escrita (ou nenhuma escrita)

E quanto à imaginação, sabemos que as crianças tem sobrando. Porque não incentivar mais ainda esse talento?
Você pode abrir o livro e mostrar a figura daquela página. Veja o que as crianças dizem antes de você dizer algo. E se tiver alguma coisa escrita, deixe as crianças imaginarem primeiro para depois ler o que está registrado ali.
Aqui vai aquela famosa frase que dizemos para as crianças no momento da história, com aquela voz especial: "Crianças, o que será isso?" ou "Crianças, o que vocês estão vendo aqui?"
Sempre importante lembrar que devemos garantir que todas as crianças estejam conseguindo ver o livro de forma clara, seja com todos sentados em roda onde o professor gira o livro lentamente para que todos vejam, seja com o professor ligeiramente sentado mais alto que as crianças (veja aqui que disse ligeiramente, pois não adianta nada tentar contar uma história em pé, e o livro fora do alcance de visão dos pequeninos e depois reclamar que eles não prestaram atenção).
Pode ser que cada criança diga algo diferente, dependendo da imagem, mas eles não estarão errados, pois o que está questão naquele momento é estimular essa criatividade.
Só depois o professor diz sua versão ou a frase escrita naquela página do livro.
Ler livro apenas com escritas
Mas livros sem desenhos, figuras, para crianças pequenas? Claro que sim meus amigos! Um dos objetivos é formar um cidadão leitor. Esse tipo de livro não precisa necessariamente que a criança olhe cada página. Mas o professor precisa se preparar muito bem antes de lê-lo pois, para envolver as crianças, serão necessárias entonações de acordo com o que o livro pede.Voz e risadas de bruxa? Momento de suspense? Pessoas muito felizes? Ou chorando?
Também é muito importante lembrar que a leitura deve ser exatamente como o autor escreveu. A criança terá acesso a esse livro, e pode ser que ele imite sua leitura. Como o livro não tem ilustrações para que ele relacione a pagina com a história, ele confia que aqueles símbolos que ainda está aprendendo que são letras, transmitem a historia que meu professor contou. Então, prepare-se bem.
Enfatizar autor, ilustrador e editora
Antes de começar uma historia, mostre a capa, diga o nome da historia, o nome do autor e do ilustrador e enfatize também a editora. Até mesmo ler o resumo sobre a vida deles que vem no livro. Por quê? Mais uma vez entra a questão do cidadão leitor. Com o passar do tempo as crianças reconhecerão os livros de determinado autor ou editora. Começarão a ter preferências de leitura. Estarão mais "íntimos" de determinados autores conhecendo um pouco mais de quem escreveu aquele livro que eles tanto amam.
Imagine a cena:
- Crianças, hoje o Carlinhos vai escolher o livro da nossa história do dia. Que história vamos ouvir hoje?
- Peguei uma livro da Ruth Rocha.
Ui! que luxo hein?
História apenas contada (sem livro)
Aqui um dos objetivos é deixar com que apenas a voz guie as crianças no mundo da imaginação. Também é necessário um preparo para saber dar ênfases com a voz e transmitir as emoções. Mas o professor está livre para contar a historia de acordo com o que sua imaginação permitir.Contar histórias usando objetos
Um dos objetivos é estimular a criatividade e as possibilidades. Mais uma vez o professor está livre para contar a história do seu jeito, mas agora temos recursos que vão variar de acordo com o nível de imaginação do professor.Contar uma história onde os personagens e as cenas são lenços coloridos? Ou os personagens são os lápis de cor da caixa? Ou será um jogo de luz e sombras? Um simples pedaço de papel?
Qualquer objeto pode se transformar. Lembre-se que para o encantamento da historia acontecer, os recursos não precisam ser caros ou elaborados. Quem os transforma é você que conta a historia. Esses simples objetos criam vida. Podem acreditar!
Teatro da história
Nesse caso, estimular a veia artística dos envolvidos é um dos objetivos. Quer seja um teatro produzido pelos professor para encantar as crianças, ou as próprias crianças sendo os personagens, esse é um momento que exige sincronismo - pois cada personagem deve saber o momento de entrar, falar e sair- e conhecimento da historia - pois cada personagem deve conhecer sua fala. Além desses, muitos outros aprendizados acontecem nesse momento. E claro, o momento mágico onde as crianças veem seus professores como personagens reais da historia, ou eles mesmos sendo os heróis das historias que ouvem.É o máximo, não é mesmo?
Assistam a esse vídeo inspirador da Nova Escola (Clique aqui). Observem as explicações dos professores,e as reações dos bebês.
É lindo de ver!
Já conseguiu decidir qual dessas estratégias usará para alcançar aquele objetivo do planejamento?
Quais as formas de contar histórias você mais gosta de usar?
Vamos incrementar essa lista?
Que outros objetivos podemos ter com esses momentos?
Espero sua contribuição.
Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
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