QUER ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS? MONTE CANTOS DE ATIVIDADES

, , No Comments
Durante o dia nos CEIs, onde o período de permanência das crianças é longo, muitos momentos são preparados para garantir as brincadeiras.

Muitos CEIs tem:
- Brincadeiras na entrada pela manhã
- Brincadeiras após a atividade planejada do dia
- Brincadeiras após o lanche da tarde (que muitas vezes são no parque do CEI)
- Brincadeiras em momentos de transição (como entre o fim de uma atividade e o início de outra)
- Brincadeiras no final do dia para esperar os pais.

Mas a correria do dia muitas vezes faz com que nem todos esses momentos de brincadeiras sejam planejados com a atenção que deveriam ter. Para tentar amenizar a situação, os professores pedem para as crianças se sentarem "encostados na parede" para terem uma sensação de controle da situação, pegam aquele balde de brinquedos e despejam no meio da sala. Depois falam para as crianças que brinquem com aqueles brinquedos. (Eu sei amigos, é meio estranho, mas esse exemplo de situação é real). 

Dentro de pouco tempo o que vemos são crianças correndo pela sala, batendo nos colegas sem motivo algum,  outros chorando, outros quebrando os brinquedos porque não sabem como brincar com eles.
O que era pra ser um momento prazeroso se torna uma grande confusão.
Colegas, tenho certeza que muitos de vocês já viram, passaram ou passam por situações parecidas.
Eu mesma já fiz tanto isso.... e não me orgulho nem um pouco.

Foi quando ouvi falar em cantinhos, cantos diversificados, cantos de atividades, e outros nomes que no fim, significam a mesma coisa.

Esses cantos nos ajudam DEMAIS. Nos proporcionam momentos de brincadeiras de qualidade para nossas crianças e ainda ajudam na criatividade deles.
Mas como tudo na nossa amada e desafiadora profissão, isso também não vai acontecer como num passe de mágicas.
No começo exige SIM um esforço maior, mas depois é muito recompensador e se torna cada vez mais fácil.

Vamos ver algumas ideias, dificuldades e os resultados que encontramos para conseguir com que os cantinhos sejam bem sucedidos

Visualizando a rotina

  • Pense primeiro quais são os momentos de brincadeiras no CEI (parecido com o que fiz acima).
  • Avalie o espaço, ou espaços que você tem.
  • Observe com um olhar mais cuidadoso e observe as pistas que as crianças dão de quais brincadeiras elas mais gostam, ou mais tentam representar pois estão em sua realidade, seu cotidiano.
  • Faça uma lista delas.
  • Distribua pelo seu semanário separando as que podem ser fixas e as que podem mudar sempre.
  • Guarde essa lista e atualize sempre que necessário, de acordo com a necessidade das crianças.

Não desanime com a falta de espaço


Um problema muito comum e que costuma desestimular os professores é a falta de espaço. Algumas salas são realmente muito pequenas, mas calma! Não desanime.
Procure avaliar de coração aberto as POSSIBILIDADES de espaço que você tem.
É muito mais comum do que vocês imaginam essa ser a primeira reação: "Aqui na minha sala ou aqui no CEI não é possível implantar cantinhos".
Mas vocês podem se surpreender com o que um olhar mais criterioso e muita pesquisa pode fazer.
Quer alguns bons testes de avaliação?

Problema: Minha sala tem um monte de colchonetes no canto da sala. Mal cabem as crianças.
Solução: Use os colchonetes para montar os cantinhos. É isso mesmo! Os cantinhos com colchonetes ficam muito confortáveis e fazem lindas divisões na sala. Monte-os no formato de sofá e coloque um colchonete entre um "sofázinho" e outro pra fazer a divisão entre eles. Daí coloque os cantos apropriados para sua turma.
Em alguns casos, esses cantos não podem ser permanentes justamente por conta do espaço e porque as crianças precisam usá-los. Mas com o tempo as próprias crianças ajudam a desmontar e o trabalho fica mais rápido.

Problema: Minha sala tem mesinhas para atividades. Elas ocupam muito espaço. 
Solução: Da mesma forma, use-as para montar os cantinhos.Quando precisar usar para a atividade, peça que as crianças ajudem a guardar cada coisa no seu devido lugar.

Problema: Realmente, nem que eu queira, tem condições de montar cantinhos na sala. 
Solução: Então pense em algum corredor ou área interna ou ate externa da sala. Você pode conversar com a Coordenadora e proporcionar experiencias de atividades em ambientes diferentes para as crianças. As vezes será ate mais interessante fazer um diferencial, como receber as crianças em um ambiente aberto até o momento do café

Então.... depois de analisar com muito critério, tenho certeza que encontrará um cantinho especial aí no CEI.

Necessidades da turma


Imaginemos que você percebeu que sua turma gosta muito de rabiscar, tem algumas mamães que estão grávidas, eles comentam que estão vendo parentes com doenças como a dengue (as crianças conversam sobre tudo com os professores, não é mesmo?), brincam sempre do mesmo jeito (também pode acontecer) e talvez seu projeto seja sobre dinossauros.

Podemos organizar os seguintes cantinhos:
  • Canto de artes - os materiais podem variar: folhas de diferentes formatos e texturas, tinta, lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, papelão, - para suprir a necessidade do rabiscar.
  • Canto do médico, da casinha , da boneca - para suprir a necessidade de expressar o que estão sentindo com a espera de um novo membro na família e as duvidas que passam em suas cabecinhas, pois as crianças nos mostram tudo isso através das brincadeiras.
  • Canto do médico, da farmácia, da boneca, do desenho - para exteriorizar os sentimentos nos casos de doenças na família. 
  • Canto de monta tudo, blocos lógicos, fantasias - como podem ser montados e utilizados de varias maneiras, é preciso usar a imaginação para criar.

Materiais


Gosto muito da ideia de recicláveis e materiais que seriam descartados.
Sabe aquele teclado que ninguém usa mais? E as caixas de remédios que vão para o lixo?(claro que muito bem observadas para ver se não oferece algum tipo de risco). Um sapato branco de algum parente que está sem uso? 
Visualize em quais cantinhos acima você pode utilizar esses materiais.
Faça uma lista de recicláveis que você provavelmente precisa e peças ajuda aos pais e comunidade para consegui-los. Explique o objetivo e eles entenderão com certeza e ajudarão muito. 
A possibilidade e variedades e de materiais que podem ser utilizados é muito grande. 

Para ajudá-los com uma avalanche de ideias (rs) deixo aqui esse link da Apostila de cantos diversificados - projeto IBM - Kidsmart Brasil e Instituto Avisa lá
Essa apostila é um tesouro precioso, acreditem. 
Baixem e verão que não estou exagerando. 

E vai aqui mais um link do site da nova escola. Quando abrir, vá clicando na imagem que aparece. Ele vai te levar para fotos de cantinhos reais. É muito inspirador. 

Ensine as crianças


Antes dos cantinhos entrarem na rotina das crianças, é necessário uma boa roda de conversa para apresentar cada canto, estabelecer combinados e brincar um pouco com as crianças. Afinal de contas é uma novidade e se eles não souberem como utilizar vão brincar do jeito que acham que deve ser e a ideia dos cantinhos não dará certo. Depois muitos dirão que essa historia de cantinho só piora a situação e que não gostou. 
Então, faça por etapas. Monte um canto por dia ou por semana talvez. Brinque junto com os pequenos para que entendam o propósito. 
Quando ver que eles estão entendendo bem, conseguirá colocar vários cantos de uma única vez. Assim como segue o modelo abaixo.  

Vantagens e resultados


Imagine-se começando o dia recepcionando as crianças e os pais com um caloroso BOM DIA. Depois a criança guarda sua mochila e vai para um dos cantinhos brincar. Ela fica ali interagindo com os colegas e você pode observar as crianças brincarem e ainda recepcionar os outros pais e crianças. O cantinho realmente se torna mais um educador pois te auxilia em momentos que você deveria ser 1000 (atender pais, olhar crianças, etc, rs). 
Com as crianças sabendo o que fazer e sabendo que tem possibilidades ali de fácil acesso, elas não precisarão TANTO de sua intervenção a todo momento. Quando terminar de receber as crianças, você pode ir lá e brincar um pouco com seus pequenos. Eles vão amar.
Pois bem, essa é apenas uma das inúmeras vantagens de ter cantinhos. 
Quer mais alguns? As crianças ficam mais calmas e aprendem a ter autonomia. 

Será que te convenci?
Espero que sim. 
Grandes abraços,
Lu Fernandes Pedagoga





0 comentários:

Postar um comentário