Na maioria das vezes, um professor é promovido à coordenador pedagógico, seja na própria escola ou em outra.
Muitas pessoas acham que um bom professor em sala de aula também será um bom coordenador.
Algumas características sim realmente são importantes.
Mas infelizmente não é tão simples assim.
Quem olha de fora, acha que a coordenação pedagógica é ficar atrás de uma mesa dando ordens. (Colegas, vocês sabem que isso existe até hoje por incrível que pareça. Já ouvi muito isso).
Algumas pessoas almejam a coordenação, não para ser parceiros dos professores para melhorar o trabalho com as crianças, e sim porque acham que vão trabalhar menos e ficar apenas mandando.
E muitas vezes, quando estão no cargo veem que a coisa não é bem assim.
Até mesmo os profissionais mais bem intencionados que se veem nessa nova função sentem na pele as dificuldades.
Somamos ainda o fato de muitos terem grandes dúvidas com relação a função de coordenador pedagógico. Muitos acreditam que o Coordenador é um ajudador do diretor ou uma espécie de secretário escolar.
Lógico que somos parceiros de nossos diretores e trabalhamos todos juntos formando o trio gestor da escola (diretor, coordenador e secretário). Existem muitos momentos que ajudamos sim uns aos outros, maaaaasssss... muita calma nessa hora!
Será que estamos exagerando em algumas coisas?
Vamos lá!
Pense agora se você está tendo muitos problemas na coordenação.
Está?
Então veja se está cometendo alguns desses erros.
Pode ser que fazendo pequenas mudanças, você verá grandes resultados.
Mais uma vez, digo por experiência própria, ok?
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Vou direto no exemplo.
Imagine que disse pra equipe que vai ler os cadernos de planejamentos e relatórios dos professores toda semana. Você lerá e dará o retorno no dia seguinte.
Isso começou muito bem no primeiro mês. No segundo mês pegou apenas duas semanas. No outro mês de novo duas semanas, e no outro já não achou mais tempo.
Resultado: A equipe fica desmotivada. Apesar de saber que o caderno é fundamental para o fazer pedagógico, os professores se sentem extremamente motivados de saber que existe uma preocupação com o que estão fazendo.
De verdade meus amigos, faz diferença sim.
E isso vale para outras práticas. Combinou o estudo semanal, faça com que aconteça. Combinou estudo de grupo, faça com que aconteça.
Pense muito bem no seu planejamento enquanto coordenador. Se achar algo importantíssimo, abra um espaço na sua rotina. E só dê um retorno para a equipe quando tiver chances de isso realmente acontecer.
Eu aconselharia conhecer o histórico de trabalho de sua equipe.
Existem professores que não tiveram uma boa base de formação. Eles não conseguem enxergar como explorar melhor aquele momento e acha que está fazendo o correto. Procure entender a situação e converse com ele de modo firme mas calmo, se lembrando que você também já foi professor e sabe que essas situações são "normais" acontecerem (observação para as aspas).
Caso precise chamar a atenção de alguém, se controle ao máximo e faça isso em particular.
Na maioria das situações, se coloque também no lugar do professor. Diga o que você viu, diga o que você espera dele e diga que acredita no trabalho dele, que sabe que ele é um bom profissional e etc. Mostre os pontos positivos desse professor.
garanto que isso funciona muito mais do que sair brigando e esbravejando por aí.
Oh! meus amigos, já vi tantos colegas coordenadores com esse perfil...
Sinto uma tristeza imensa no coração.
E esses mesmos reclama que a equipe não colabora. Por que será?
Aproveite também a situação para planejar atividades de formação que façam o professor refletir profundamente no momento de brincadeiras das crianças e formas de aproveitar melhor esse momento.
Resumindo: dê um embasamento claro e depois você pode cobrar com mais segurança sabendo que esse assunto já foi abordado em reuniões.
Não estou falando em entregar um texto para o professor e deixar ele se virar e ainda usar isso para cobra-lo. Ajude-o na prática. E não dê o peixe. Ensine a pescar, de acordo com as habilidades e necessidades de CADA professor.
Os históricos de atuação pedagógica de cada um são diferentes.
Ajudamos nosso colega secretário a fazer as inscrições para o EOL (Escola On Line). Vamos para a sala de aula porque o professor faltou.
E outras mil coisas que não são necessariamente os pontos principais de nossa atuação.
Resumindo: o trabalho deles estará em ordem, estará em dia. E o seu? Atrasado.
Aqui é onde não achamos tempo para ler os cadernos, fazer as reuniões com os professores, entre outras coisas.
Qual sua prioridade?
Depois desses pontos, façam uma avaliação profunda do seu cotidiano.
Se achar que precisa rever alguma coisa, comece a fazer isso.
Garanto que sentirá a diferença.
Não esqueça de me contar um pouco da sua história.
Como você avalia sua atuação e o seu grupo de professores?
Tem mais alguma dica para deixar para nossos colegas?
Lógico que somos parceiros de nossos diretores e trabalhamos todos juntos formando o trio gestor da escola (diretor, coordenador e secretário). Existem muitos momentos que ajudamos sim uns aos outros, maaaaasssss... muita calma nessa hora!
Será que estamos exagerando em algumas coisas?
Vamos lá!
Pense agora se você está tendo muitos problemas na coordenação.
Está?
Então veja se está cometendo alguns desses erros.
Pode ser que fazendo pequenas mudanças, você verá grandes resultados.
Mais uma vez, digo por experiência própria, ok?
Está sofrendo com seu TCC? A solução está aqui
O segredo de passar em Concursos Públicos - Descubra como consegui, com apenas 22 anos, ser aprovado e NOMEADO em 8 concursos federais
1- Combina algo com a equipe mas não dá continuidade
Vou direto no exemplo.
Imagine que disse pra equipe que vai ler os cadernos de planejamentos e relatórios dos professores toda semana. Você lerá e dará o retorno no dia seguinte.
Isso começou muito bem no primeiro mês. No segundo mês pegou apenas duas semanas. No outro mês de novo duas semanas, e no outro já não achou mais tempo.
Resultado: A equipe fica desmotivada. Apesar de saber que o caderno é fundamental para o fazer pedagógico, os professores se sentem extremamente motivados de saber que existe uma preocupação com o que estão fazendo.
De verdade meus amigos, faz diferença sim.
E isso vale para outras práticas. Combinou o estudo semanal, faça com que aconteça. Combinou estudo de grupo, faça com que aconteça.
Pense muito bem no seu planejamento enquanto coordenador. Se achar algo importantíssimo, abra um espaço na sua rotina. E só dê um retorno para a equipe quando tiver chances de isso realmente acontecer.
2 - Cobrar muito dos professores sem entender seu histórico pedagógico
Você sabe da importância da atuação dos professores no momento de brincar no parque. Já conversou com os professores sobre o assunto mas você resolveu ir até o parque para ver como estão as crianças. De repente se depara com alguns professores conversando. O que você faz? Dá uma bronca nos professores?Eu aconselharia conhecer o histórico de trabalho de sua equipe.
Existem professores que não tiveram uma boa base de formação. Eles não conseguem enxergar como explorar melhor aquele momento e acha que está fazendo o correto. Procure entender a situação e converse com ele de modo firme mas calmo, se lembrando que você também já foi professor e sabe que essas situações são "normais" acontecerem (observação para as aspas).
Caso precise chamar a atenção de alguém, se controle ao máximo e faça isso em particular.
Na maioria das situações, se coloque também no lugar do professor. Diga o que você viu, diga o que você espera dele e diga que acredita no trabalho dele, que sabe que ele é um bom profissional e etc. Mostre os pontos positivos desse professor.
garanto que isso funciona muito mais do que sair brigando e esbravejando por aí.
Oh! meus amigos, já vi tantos colegas coordenadores com esse perfil...
Sinto uma tristeza imensa no coração.
E esses mesmos reclama que a equipe não colabora. Por que será?
Aproveite também a situação para planejar atividades de formação que façam o professor refletir profundamente no momento de brincadeiras das crianças e formas de aproveitar melhor esse momento.
Resumindo: dê um embasamento claro e depois você pode cobrar com mais segurança sabendo que esse assunto já foi abordado em reuniões.
Não estou falando em entregar um texto para o professor e deixar ele se virar e ainda usar isso para cobra-lo. Ajude-o na prática. E não dê o peixe. Ensine a pescar, de acordo com as habilidades e necessidades de CADA professor.
Os históricos de atuação pedagógica de cada um são diferentes.
3- Se ocupam tempo demais em funções de outros membros da equipe
Talvez essa seja a parte mais difícil.Ajudamos nosso colega secretário a fazer as inscrições para o EOL (Escola On Line). Vamos para a sala de aula porque o professor faltou.
E outras mil coisas que não são necessariamente os pontos principais de nossa atuação.
Resumindo: o trabalho deles estará em ordem, estará em dia. E o seu? Atrasado.
Aqui é onde não achamos tempo para ler os cadernos, fazer as reuniões com os professores, entre outras coisas.
Qual sua prioridade?
Depois desses pontos, façam uma avaliação profunda do seu cotidiano.
Se achar que precisa rever alguma coisa, comece a fazer isso.
Garanto que sentirá a diferença.
Não esqueça de me contar um pouco da sua história.
Como você avalia sua atuação e o seu grupo de professores?
Tem mais alguma dica para deixar para nossos colegas?
Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
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