FILMAGEM: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. EXPERIÊNCIAS E MARAVILHOSOS RESULTADOS

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Foi muito difícil para nós, Coordenadores Pedagógicos, conseguirmos legitimar nossa função dentro do espaço escolar. Éramos solicitados a fazer atividades de diretor, de auxiliar administrativo, de professor, enfim, um pouco de tudo e no final sem funções claras e específicas para nosso cargo.
Não que ainda não façamos um pouco dessas coisas.  Claro que fazemos, pois a parceria entre todos os profissionais faz com que o trabalho tenha muito mais resultados. 
Mas agora, sabemos quais são nossas principais funções.
Dentro delas está uma que considero a principal e mais desafiadora: formar nossos professores.
Queremos ajudá-los a refletir constantemente sobre suas práticas.
Queremos que eles planejem com qualidade, avaliem seu planejamento conscientes daquilo que haviam planejado e saibam observar os acertos e possíveis melhorias para planejar novamente os próximos passos. 

E essa não é uma tarefa muito fácil.
Precisamos conhecer bem os professores e as necessidades de cada um, além de acompanhar de perto os planejamentos e ajudá-los a avaliar suas atividades.
Já tentou usar FILMAGENS nessa tarefa? Não? 

Por que filmagens?

A filmagem traz bons resultados porque "tira" o professor de dentro da situação. Ele pode avaliar o depois, olhando para sua atuação, entendendo quais são os pontos fortes da atividade e estratégia usados e quais pontos podem ser melhorados para alcançar o objetivo esperado. Ele consegue perceber ações que, estando dentro da situação, dificilmente poderiam ser percebidas.

Claro que não vamos chegar de hoje para amanhã e dizer para os professores que a partir de agora suas aulas serão filmadas.
Isso pode gerar um desconforto generalizado e talvez os professores se sintam vigiados, ou coisas assim. 
Se você já tem a confiança do seu grupo, com certeza isso será mais fácil pois a equipe já entenderá que essa nova estratégia que você quer usar será para a melhoria do trabalho. 
Mas se a equipe ainda está conhecendo seu trabalho, vá devagar. Explique aos poucos qual é sua intenção com as filmagens. Também, faça pequenas filmagens de momentos mais descontraídos para ir quebrando o gelo, e depois mostre para a equipe. 
Lembre-se: a filmagem não deve ser usada para apontar os erros. Um dos objetivos é avaliar as escolhas do professor durante determinada atividade para saber se foram as melhores para aquele momento ou não de acordo com a necessidade das crianças. E reforçar as ações que estão funcionando e que devem continuar. 

Como utilizar?

A filmagem por si só não trará os resultados esperados.
É necessário combinar com o professor todas as etapas.
Primeiro escolha dentro do semanário qual atividade do professor você pretende acompanhar e filmar.
Faça uma reunião com esse professor e combine com ele cada detalhe. Conversem sobre o objetivo dele, quais estratégias pretende usar e qual o objetivo que pretende alcançar nessa atividade. Podem acrescentar nessa conversa alguns pontos como: sente alguma dificuldade ao realizar esse tipo de atividade? Tem algum foco que você gostaria que eu (coordenador) observasse para poder ajudar a melhorar? 

Coloquei essa questão porque os professores se sentem mais a vontade para colaborar com a filmagem quando sabem que estão participando ativamente na elaboração dos objetivos e faz com que o próprio professor pense em suas dificuldades e tente fazer melhorias para supera-las com a ajuda do coordenador. 

Voltando para nossa reunião com o professor, é muito interessante o Coordenador pensar nos pontos em que o professor pediu ajuda e separar uma pequena matéria de boas fontes sobre o assunto, para que ele possa ler talvez antes de aplicar a atividade. E também ali no momento da reunião, elaborem duas ou três observações que serão feitas durante a filmagem. 
Esses pontos são FUNDAMENTAIS para que o momento de assistir a filmagem não vire um momento de olhar a criança que olhou pro lado, ou se transforme em risadas pela atuação do professor ou do grupo. Acredite, perder o foco por nos assistir atuando é muito fácil, RS!

Recapitulando com um exemplo

- O CP já percebeu que o professor X tem alguma dificuldade em contar histórias para o grupo. Talvez o professor não faça gestos e entonações, e as crianças rapidamente se dispersam. Depois o CP sempre ouve desse professor que a turma NÃO GOSTA DE HISTÓRIAS. O CP sabe que talvez seja necessário apenas fazer alguns ajustes na forma de contar essas histórias.
- O CP pega o semanário desse professor e marca qual dia e horário esse professor tem o momento da historia e combina com ele que gostaria de filmar esse momento. 
- O CP separa alguma matéria que dê algumas dicas que estão de acordo com a necessidade desse professor. 
- O CP marca uma reunião para que eles possam conversar sobre o FOCO a ser analisado no momento da filmagem. 
- O Professor talvez ache que as crianças fazem muita bagunça e pede para que o CP o ajude nesse ponto também. Os dois juntos elaboram algumas perguntas, não muitas e assim fica combinado para o dia da filmagem pensarem nesses pontos.
- Também pode ser feita a leitura do texto separado pelo CP, junto com o professor para que os objetivos fiquem na mente dos dois e sirva para reflexão na hora da filmagem e na hora de assistir.
- O CP entrega uma cópia dessas perguntas. O professor vai ficar muito mais tranquilo sabendo o que acontecerá na filmagem.
- Depois da filmagem, o CP marca outra reunião. Agora para assistirem a atuação do professor e analisar aquelas perguntas deixadas. O próprio professor pode levantar pontos em que avalia que está acertando e pontos que podem ser melhorados. Talvez ele consiga perceber que aquela dificuldade apontada sobre as crianças bagunçarem muito, tem haver com a forma que ele conta a história. O CP também pode levantar pontos que achou importantes serem falados e reforçar os pontos positivos também. Anotem tudo.
- Eles pensam nas sugestões do texto lido e em estrategias que serão usadas na próxima leitura de historias e o professor vai coloca-los em prática. 
- Os dois já deixam marcado a próxima filmagem onde será avaliado como foi a outra contação de historias usando as estratégias que levantaram juntos. 
- Na próxima reunião para assistir essa filmagem, eles avaliam se as novas estratégias deram certo e quais melhorias podem ser feitas. 

Nesse exemplo acima foi colocado um ponto que o CP, que conhece muito bem seu grupo de professores, já percebeu no professor X, mas que talvez ele próprio ainda não tenha percebido. 
O CP até pode dizer diretamente ao professor que faça mais gestos, entonações (se esse for o caso). Mas por que não deixar o próprio professor perceber isso durante a filmagem? 
O professor agora está na terceira pessoa e consegue ver a situação de fora, por outro ponto de vista.

Recompensas

Digo à vocês por experiência própria que essa estratégia pode dar muito mais resultados do que simplesmente dizer ao professor o que fazer. 
Tive experiências incríveis e maravilhosas e por isso recomendo fortemente que a façam.

Dá um pouco de trabalho? Sim!
Mas o que na nossa profissão não dá?
Temos que cavar momentos para que essa rotina aconteça de verdade. Por mais difícil que pareça com as muitas coisas que precisamos resolver no dia, isso se torna um desafio. Mas é possível, se decidirmos que queremos. 
E quanto mais trabalho, mais prazeroso é ver os resultados.
São passos de formiguinha. 
Também vamos errar algumas vezes e aprender com nossos erros.
Mas é muito recompensador. 

A filmagem me ajudou muito enquanto Coordenadora Pedagógica. 
Estar ali na sala, fingindo que não estava, não intervindo em nada, ficando neutra (pois o momento da filmagem exige isso) me fazia pensar em como é bom poder dividir com o professor essa tarefa de ensinar as crianças com o máximo de qualidade. 

Chegou um momento em que as próprias professoras faziam filmagens. Pegavam a máquina fotográfica, colocavam num cantinho da sala e depois traziam para que analisássemos juntas e já sabendo o que queriam que fosse analisado. E era uma empolgação que me comovia de verdade. Elas entenderam o propósito, e aquele momento não era mais de medo porque a Coordenadora está aqui me olhando aplicar uma atividade. Era de confiança, onde juntas trocávamos informações e conhecimentos. 

Vi professoras crescerem muito, pensando muito mais cuidadosamente nos objetivos das atividades que planejavam.

Amigos e amigas CPs, façam a experiência e venham me contar. 
Espero que ajude.

Abraços, 
Lu Fernandes Pedagoga



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