Dentre muitas coisas, uma que demanda um
longo tempo é a FORMATURA das crianças.
Quando olhamos a internet, encontramos
muitos e muitos pedidos de dicas de como organizar toda uma cerimonia. E também encontramos diversos vídeos com o título FORMATURA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Eu também já fiz muitas formaturas de meus
pequenos alunos e me orgulhava toda por ver todas aquelas produções de capelos
e canudos (que aprendi fazer), e toda aquela cerimonia, mesmo percebendo que
muitas vezes as crianças (tadinhas) ficam impacientes com todo aquele ritual.
Só depois de muito tempo, comecei a me
perguntar: POR QUÊ?
Ainda hoje tenho muitos questionamentos dentro da Educação
Infantil e que aos poucos com muitos estudos e pesquisas vou conseguindo achar respostas.
Momento de reflexão
Um belo dia, me deparei com uma matéria da
revista AVISA LÁ que fez o seguinte questionamento:
FORMATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Bem, quem me conhece sabe que amo essa
revista, e o Instituto Avisa lá. Fiz muitos cursos e acredito no olhar para o
mundo infantil que eles trazem: Para mim é enxergar as crianças com olhar de
criança, e não como mini adultos para o qual devem ser passadas todas as tradições escolares
que aprendemos desde NOSSA época de infância.
Mas voltando ao questionamento......
Quando li essa matéria me senti num momento
EURECA porque me fez refletir sobre os rituais adultos que queremos que as crianças
repitam.
E por que queremos que eles repitam?
Por que
virou tradição assim como muitas coisas que ainda fazemos na Educação Infantil.
Algumas atividades são passadas para as crianças de geração em geração,
acreditando que se elas são utilizadas até hoje, é porque TEM QUE SER ASSIM.
Mas será que tem que ser assim mesmo? Para quem
esses rituais serão significativos? Para os pais que querem ver seus filhos com
beca de formatura de adulto? Para as professoras que apesar de muito amor e carinho aos seus pequenos, passam semanas enlouquecidas
com ensaios, e finalmente conseguem concretizar sua obrigação naquele momento da formatura?
Vamos pensar:
Para quem são significativos?
E para quem DEVEM ser?
Quem é nosso público? Não são as crianças?
Então, não teria que ser significativo para elas?
Nesse momento, muitas professoras já estarão dizendo:
Mas Luciana, é significativo sim para as
crianças. Elas ficam tão felizes de vestir aquela beca, de cantar para os pais
que estão lá todos cheios de orgulho, e de participar de uma festa tão bonita, cheia de comes e bebes e musicas.... Tiram fotos com os pais e ficam com aquela recordação fotográfica por muitos e muitos anos.
Eu sei minhas amigas. As crianças gostam de se divertir e também ficam empolgadas em se apresentar para os pais, avós, e outros parentes e amigos.
O ponto que quero chegar aqui é: Por que tem
que ser com todo ritual de formatura de adultos?
Onde está escrito ou quem inventou que a despedida das crianças da educação infantil deve ser uma cópia da tradicional formatura dos adultos?
Porque nós aceitamos isso até hoje e não nos questionamos sobre essas tradições que levamos para a educação infantil?
A formatura é um momento especial e importante sim, mas também é muito maçante (pelo menos eu me lembro da minha dessa forma). Fico imaginando para as criancinhas que chegam a ficar ali sentadas por horas....
Das vezes que fiz formaturas com meus
pequenos (e não foram poucas) começa tudo muito bem, mas daqui a pouco começa
um bla bla bla enorme dos pais impacientes pra acabar....
As crianças começam a se retorcer nas
cadeiras, querem ir ao banheiro, beber água, conversar com os
coleguinhas... daqui a pouco já tem criança chorando. As professoras
designadas para ficar com as crianças e organizar para que elas subam ao palco
no momento certo começam a ter que se virar em mil para acalmar os pequeninos e
não permitir que aquilo se torne um "Fuzuê" de crianças chorando e loucas para
ficar com os pais..... fala a
verdade amiga, não é assim?
Me pergunto: Será que essa formatura
não poderia ser mais leve?
Mas antes vamos pesquisar. Você sabe o que significa formatura?
Já pesquisou na internet sobre esse assunto?
Sabemos que a formatura significa um ritual
de passagem,certo?
Mas vamos ver mais alguns detalhes.
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Significados das tradições de FORMATURA
Segundo o Blog Phormar, a Colação de Grau é sempre um momento muito emocionante,
esperado pelo formando e pela família. É quando o aluno recebe o certificado ou
diploma de conclusão de curso. A caminhada até a colação não é fácil, o que faz
a ocasião ser ainda mais especial, com aquela sensação de dever cumprido.
Como a
colação é homologada pela faculdade,
existe uma cerimônia a ser cumprido. E nela, a vestimenta a ser usada pelos
formandos é beca, um manto que cobre todo o corpo. Além disso, usa-se uma faixa
abdominal, que representa a cor do curso do formando (para cursos de humanas e
exatas, a faixa é azul; saúde é verde; direito é vermelho). Também é usado o
capelo e o canudo.
Mas qual
a origem desta vestimenta?
A beca
surgiu dos modelos adotados na magistratura francesa. Nela, todos os
magistrados têm, por tradição, os seus modelos de beca, tanto para Solenidades
ou Júri como para Sessões ou Audiências. No ambiente acadêmico, ela foi adotada
pelas universidades europeias a partir do século XIII. Conhecida também como
Traje Talar, vestes que vão até o calcanhar, a beca é usada por professores,
reitores, diplomados e advogados.

Tradicionalmente, os alunos vestem capelos
pretos, enquanto o bacharel utiliza um branco. Depois da
colação, os alunos jogam o chapéu preto ao alto,
como um sinal de que estão deixando para trás o status de estudantes. O chapéu
é uma representação usada há séculos como símbolo de competência,
em uma analogia à coroa real. Desse modo, também está presente em outras
cerimônias de reconhecimento de poder.
No ritual de nomeação de novos
cardeais, por exemplo, eles recebem, ajoelhados, o capelo de cor
púrpura do papa.
O acessório foi adaptado até mesmo para as formaturas de 1º e 2º graus. Embora
nesse caso os alunos ainda continuem estudantes, eles mudam de fase!
A Revista Avisa lá nº 39 destaca: Becas, diplomas, o que simbolizam? Ora, as becas são usadas pelos
funcionários judiciais, catedráticos e, quando muito, por formandos de grau
superior. Atualmente apenas alguns cursos tradicionais fazem uso da beca. O
diploma atesta uma habilitação, confere um grau. Os diplomas estão associados à
outorga de cargos e privilégios nas sociedades aristocráticas. São estas as
marcas que queremos deixar para as crianças de 3 ou 5 anos!?
Porque então fazemos formaturas para crianças
tão pequenas?
Realmente é um ritual tradicional, voltado principalmente para os adultos. Tem um
significado real para o momento do formando de Ensino médio ou faculdade apesar
de achar que nunca devemos deixar de ser estudantes, como nos mostra um trecho
acima.
Mas e para as crianças?
Como podemos fazer um ritual de passagem (já que
sairão da educação infantil, CEIs e EMEIs) e vão para a escola?
Penso comigo algumas sugestões que podem
agradar professores, pais e principalmente e mais importante de tudo, nossas
pequenas crianças, que são, além de tantas outras coisas, a representação de
nosso trabalho como professores e um pouquinho do que tentamos passara elas
todo tempo que estivemos com elas.
Festa de despedida
Acredito que muitas escolas querem fazer uma despedida para seus pequenos.
Mas como substituir esses itens tão tradicionais da formatura, por outros mais significativos?
Aproveite os projetos
Você fez um lindo projeto com suas crianças. Passou o ano inteiro construindo ideias e materiais com eles. Por que não aproveitar algo que já está no cotidiano deles?
Se vocês fizeram um projeto de poesias, em algum momento dele as crianças brincaram de recitá-los. Por que não substituir as frases prontas encontradas na internet por essas poesias, talvez de poetas já conhecidos, talvez criadas com ou pelas crianças?
Se o projeto envolveu expressão corporal, porque não apresenta-la? As crianças vivenciaram isso o ano inteiro.... Está no contexto do momento deles.
Se o projeto envolveu músicas, por que não apresentar uma dessas músicas? Não precisa para todo o trabalho de um ano inteiro para procurar MUSICAS DE FORMATURA e fazer as crianças decorarem para a apresentação.
E que tal organizar momentos importantes do período que as crianças passaram no CEI ou EMEI e apresentar um vídeo para os pais? As crianças podem assistir na companhia dos pais.
E que tal organizar momentos importantes do período que as crianças passaram no CEI ou EMEI e apresentar um vídeo para os pais? As crianças podem assistir na companhia dos pais.
Outros itens
A lembrancinha não precisa ser aquela comprada já com várias páginas e prontas. Um livro do projeto ou dos trabalhos realizados durante o ano do filho (incluindo fotos deles nos momentos no CEI ou EMEI), vai ser muito mais significativo, afinal é a produção da criança.
E se substituirmos o diploma por um desenho de produção da própria criança? Ele pode ser emoldurado pelas professoras. A escola pode optar por colocar uma frase para as crianças e para os pais que simbolize esse período.
Faça um momento de festa onde os pais brincam e dançam com seus filhos.
Viram só.....
Idéias não faltam!
Um outro detalhe....
Já vivi situações onde os pais querem ver seus filhos numa roupa de formatura. É natural pois eles também foram acostumados de que "é normal em toda escola, inclusive educação infantil".
Mas podemos ter uma conversa com eles explicando a nova proposta.
Podem também ser feitos combinados: Se fizerem questão, as crianças podem ir com uma cor de roupa escolhida coletivamente, porém, o modelo fica a cargo deles escolherem. Não fica feio não. Já fiz isso.
Também se fizerem muita questão, providenciem 1 beca para que, para aqueles pais que quiserem, podem vestir na criança e fazer a fotografia ali mesmo, na hora. Pode ser com a professora também.
A escola pode providenciar uma foto bem bonita da professora com sua turminha de uma forma bem divertida, para entregar aos pais.
É só pensar em algumas alternativas para esses detalhes que surgem no meio do caminho.Enfim.....
Vamos deixar esse momento menos sério, menos
formal....
Vamos deixá-lo mais caloroso, mais divertido,
e será até mais significativo pois será diferente do que oferece a maioria das
escolas.
Bem minhas queridas colegas professoras, como
costumo dizer, não sou dona da verdade (nenhum ser humano é!).
Essa é minha opinião baseada em minhas vivências que já passam de 15 anos.
Essa é minha opinião baseada em minhas vivências que já passam de 15 anos.
Muito, em vista de algumas colegas que estão
só começando.....
Pouco, para colegas que já estão na área muito
mais tempo que isso.
Mas também gostaria de saber a opinião de vocês
e o porque.....
Abraços......
Lu Fernandes Pedagoga
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