Outubro,
Novembro, Dezembro........
Período
que em que ficamos loucas com o encerramento do ano: Finalizar
projetos, portfólios, fazer matriculas e rematrículas, preparar a
despedida das crianças que não estarão mais no nosso espaço no ano seguinte, e
tantas outras tarefas.......
UUUUFFFFAAA!!!!! Quanta
coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Mas eu
pergunto pra você colega Coordenadora Pedagógica. Você também já está fazendo
um encerramento de ano com sua equipe de professores?
Você pode
estar se perguntando:
- Como
assim? Já está tudo encaminhado com relação às crianças.
Ok, ok,
ok.....
Mas e
quanto às professoras?
Sim minha
amiga, tem muitas e muitas coisas que precisamos fazer para com nosso grupo de
professoras que nos darão um excelente norte de como começar o ano que se segue, e reajustar algumas coisas (sempre temos o que melhorar, não é mesmo?)
Vou te
contar um pouco de minha experiência. Inclusive, muitas dicas maravilhosas que
aprendi com grandes companheiras de coordenação. Só tenho a agradecer pelas
trocas que tivemos. Mudou muito minha visão de coordenação pedagógica.
Tenho certeza que se você colocar em prática, vai te ajudar muito em alguns aspectos que as vezes nos deixam descabeladas sem saber como resolver.
Em outro
post contemplarei outros aspectos, porque tem muita coisa pra falar desse
assunto, e ele rende pano pra manga viu?
Desculpem
usar as palavras no feminino mas sabem como é...... vivências apenas na
educação infantil, mundo dominado quase que praticamente por mulheres..... Mas
tudo que for dito aqui também vale pra você colega do sexo masculino.
Vamos
lá......
Na
verdade, tudo começa no início do ano, na primeira reunião com a equipe onde
organizamos coletivamente como será o andamento do ano. Esse ponto é outro que
não vou me aprofundar muito agora pois também é assunto para uma postagem
inteirinha só pra ela.
Mas ainda
dá tempo de fazer algumas coisas agora no fim de ano.
1 – FAÇA UMA AVALIAÇÃO PARA A EQUIPE DE PROFESSORAS
Caso
ainda não tenha esse hábito, avise sua equipe de professoras que você fará um
questionário de avaliação de como foi o ano e que você dará um prazo para ser
respondido e entregue (uma semana? quinze dias? cada coordenadora avalia o tempo
necessário para sua equipe).
Inclua
perguntas que mostrem ao seu grupo que o trabalho é feito pela equipe em
conjunto, e não de cima pra baixo (eu mando, você obedece). Quando o grupo
percebe que suas ideias e opiniões estão sendo levadas em consideração, ele se
empenha muito mais.
Minha sugestão é que coloque nesse questionário um panorama de todo o trabalho realizado nesse ano na escola.
Algumas sugestões
(que
claro, podem ser melhoradas e incrementadas por você, colega coordenadora, aí
na sua escola)
- Como
foi para você o ano com seu grupo de crianças? Foi fácil a sua adaptação?
Gostou do grupo? Sentiu dificuldades? Quais?
- Os
textos de estudo entregues durante o ano por mim, coordenadora, contribuíram
para esclarecimentos de ideias, aumentar seu repertório, e outros? Porque e/ou
como?
- As
devolutivas no caderno contribuíram de alguma forma com o fazer pedagógico?
Como?
- Como
você avalia as observações de sala?
- Como
foram as Paradas Pedagógicas? Que sugestões você pode dar para as paradas do
próximo ano?
- Como
você avalia as ações da coordenadora pedagógica? Ajudaram? Não? Levante alguns
pontos que acha necessário mencionar tanto para positivo ou negativo.
-
Organização da sala: O que você achou das mudanças implementadas esse ano na
sala das crianças? Como contribuiu (ou não) no fazer pedagógico?
- O que
achou das mudanças nos refeitórios? Mesas, cardápio, etc
- Avalie
seu trabalho como professora este ano. Melhorou muito, pouco, nada. Aponte
alguns exemplos.
- Como
você sentiu o desenrolar de seu projeto e a escolha dele? Registre
resumidamente as dificuldades e alegrias.
Pequena avaliação profissional
- Você se
considera uma boa colega de trabalho? Porque?
- Você se
considera uma boa funcionária? Porque?
- Você se
considera uma boa professora de educação infantil? Porque?
- Quais
cursos, palestras, seminários você participou esse ano, para aperfeiçoar sua
atuação como professora de educação infantil?
- Que
livros você leu que lhe ajudou a melhorar sua prática na educação infantil?
- Quais
pontos em seu trabalho você acha que precisa melhorar para o próximo ano e como
pretende fazer isso?
Quero reforçar aqui que as sugestões acima variam muitíssimo de escola para escola. Cada coordenadora deve pensar em tudo que foi feito durante o ano e colocar no papel de uma forma que faça com que as professoras realmente reflitam no que fizeram e não respondam apenas SIM, NÃO. Com essas perguntas, tente "puxar" o que realmente elas pensam. Essas são algumas perguntas que EU, euzinha, achava importante levantar com meu grupo, ok? E a cada ano, as perguntas mudavam um pouco.
Avise também que você fará uma reunião individual para dar um retorno, feedback do que ela escreveu e também fazer sua avaliação.....
Por favor minhas colegas, façam tudo isso de uma forma muito amigável com a equipe. Se for uma coisa nova, elas costumam ficar apreensivas. Mas não leve isso para o lado ruim.
Seja muito humilde em ouvir algumas críticas (pois elas virão com certeza) mas ao mesmo tempo, procure pontos em que você pode dar elogios sinceros aos professores (pelo amor de Deus, sinceros... não existem só pontos negativos, mas também ninguém é perfeito, kkkk) mas sem deixar de dizer o que você espera delas no ano seguinte.
2 – FAÇA A SUA AVALIAÇÃO DE CADA PROFESSORA
Muito
bem.
Depois de
entregar o questionário prepare você também a sua avaliação individual de cada
professora para fazer esse feedback com ela. Você pode se basear nas mesmas
questões que entregou. A professora vai colocar o ponto de vista dela. Você
dará o seu.
Seguem
algumas sugestões, porém só reforçando, cada escola deve pensar em pontos
particulares de seu espaço, sua escola, seu cantinho.
Algumas sugestões
- O que eu, coordenadora, espero de uma professora de educação infantil?
- Como a professora ____ se saiu esse ano no aspecto:
Pontualidade
nos horários?
Pontualidade
na entrega de cadernos, relatórios, projetos, etc?
- Falta
muito? Por quais motivos? (infelizmente essa é uma realidade não é mesmo
colegas? Temos que entender se são reais necessidades, ou se a profissional infelizmente está procurando desculpa para faltas e atrasos)
- É uma
professora criativa, dinâmica?
- Gosta
de brincar com as crianças? Brincar de verdade... Kkkkk
- Como
resolve dúvidas e questionamentos dos pais? (seu trato com os pais)
- Como é
seu relacionamento com a equipe de trabalho?
- Incluir as mesmas perguntas do questionário das professoras, porém, do seu ponto de vista agora.
- Outras
perguntas que você ache pertinente para seu espaço.
Essa avaliação profunda é muito importante. Tire tempo para fazer isso com
muito carinho.
3 - HORA DO FEEDBACK
Agora
você já fez suas avaliações, e recebeu a avaliação de cada professora.
Hora de
ler cada uma com muito carinho, pensar em cada professora, comparar com o que
você avaliou dela.
Um ponto que acho muito importante: Nessa avaliação a professora abre o
coração. Mantenha essas informações muito bem guardadas. Não exponha para
outras pessoas. Divida esses dados apenas com sua diretora ou pessoas que realmente
precisam conhecê-las. A equipe confia em você. Não as desaponte.
Agora combine um horário com cada professora. Isso leva tempo, principalmente
se sua equipe é grande. Mas vou te contar uma coisa.... Vale muuuuiiitttooo a
pena.
Na hora de conversar, procure fazer isso de uma maneira um pouco informal.
Lembre-se que a professora talvez ache que você como coordenadora vai
criticá-la. Provavelmente ela estará muito nervosa.
Então, procure acalmá-la. Converse de uma forma descontraída. Lembre-se que uma
não é melhor que a outra, só estão em cargos diferentes, o que faz parte da
hierarquia. Aos poucos diga que você leu a avaliação dela. Cite os pontos que
você achou importantes, necessários para mudanças. Que você vai sim levar em
consideração o que ela apontou, mas que ela também tem responsabilidade sobre a
equipe e que conta com ela para melhorar o trabalho no próximo ano.
No final da conversa deixe bem claro o que espera dela para o ano seguinte. Se
possível, entregue a ela por escrito, em forma de uma cartinha bem carinhosa,
os pontos positivos e os pontos à melhorar para o ano que vem.
Fique com uma cópia para você. Vai ser muito bom usá-la para avaliar novamente
no final do próximo ano, baseado no que estava escrito.
Lembre-se que as palavras ditas muitas vezes são esquecidas, mas se você deixar
registrado, fica mais fácil de retomar.
4- TRABALHO, TRABALHO E PRAZEROSO TRABALHO
Agora
colega, é hora de reavaliar tudo. Utilizar todas essas informações preciosas
que você tem em mãos para programar com sua diretora os possíveis novos rumos,
ou apenas algumas melhorias e adaptações do trabalho.
Coloque em prática agora mesmo.
Perceba
na equipe o salto que essa avaliação dará no seu grupo.
Só mais uma informação: Não sou detentora do conhecimento. Tenho muito o que
aprender. Aqui é apenas um pouco de minha experiencia que gostaria de
compartilhar com vocês. Realmente espero poder ajudar.
Vamos trocar informações.
Me conta
como você faz avaliação na sua escola e alguns resultados que você alcançou.
Deixe
mais dicas para nossas colegas de profissão.
Sua
contribuição será maravilhosa.
Será maravilhoso fazer uma postagem com todas as ideias de vocês. Foi assim que aprendi muito.... trocando.
Grandes Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
Oi Lu! Acabei de conhecer seu blog. Li seu post e gostei muito! Com certeza voltarei! momentosricosdaeducacao.blogspot.com
ResponderExcluirOi Michele. Pois é companheira estamos aqui para compartilhar não é mesmo? Obrigada pela visita.
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