4 DICAS SIMPLES QUE VÃO AJUDAR VOCÊ, COLEGA COORDENADORA A MELHORAR O DESEMPENHO DE SEU GRUPO NESSE PRÓXIMO ANO

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Outubro, Novembro, Dezembro........

Período que em que ficamos loucas com o encerramento do ano: Finalizar projetos, portfólios, fazer matriculas e rematrículas, preparar a despedida das crianças que não estarão mais no nosso espaço no ano seguinte, e tantas outras tarefas....... 

UUUUFFFFAAA!!!!! Quanta coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Mas eu pergunto pra você colega Coordenadora Pedagógica. Você também já está fazendo um encerramento de ano com sua equipe de professores?

Você pode estar se perguntando: 
- Como assim? Já está tudo encaminhado com relação às crianças.

Ok, ok, ok.....

Mas e quanto às professoras?

Sim minha amiga, tem muitas e muitas coisas que precisamos fazer para com nosso grupo de professoras que nos darão um excelente norte de como começar o ano que se segue, e reajustar algumas coisas (sempre temos o que melhorar, não é mesmo?)

Vou te contar um pouco de minha experiência. Inclusive, muitas dicas maravilhosas que aprendi com grandes companheiras de coordenação. Só tenho a agradecer pelas trocas que tivemos. Mudou muito minha visão de coordenação pedagógica. 

Tenho certeza que se você colocar em prática, vai te ajudar muito em alguns aspectos que as vezes nos deixam descabeladas sem saber como resolver.

Em outro post contemplarei outros aspectos, porque tem muita coisa pra falar desse assunto, e ele rende pano pra manga viu?

Desculpem usar as palavras no feminino mas sabem como é...... vivências apenas na educação infantil, mundo dominado quase que praticamente por mulheres..... Mas tudo que for dito aqui também vale pra você colega do sexo masculino.

Vamos lá......

Na verdade, tudo começa no início do ano, na primeira reunião com a equipe onde organizamos coletivamente como será o andamento do ano. Esse ponto é outro que não vou me aprofundar muito agora pois também é assunto para uma postagem inteirinha só pra ela.


Mas ainda dá tempo de fazer algumas coisas agora no fim de ano.

1 – FAÇA UMA AVALIAÇÃO PARA A EQUIPE DE PROFESSORAS


Caso ainda não tenha esse hábito, avise sua equipe de professoras que você fará um questionário de avaliação de como foi o ano e que você dará um prazo para ser respondido e entregue (uma semana? quinze dias? cada coordenadora avalia o tempo necessário para sua equipe).

Inclua perguntas que mostrem ao seu grupo que o trabalho é feito pela equipe em conjunto, e não de cima pra baixo (eu mando, você obedece). Quando o grupo percebe que suas ideias e opiniões estão sendo levadas em consideração, ele se empenha muito mais.

Minha sugestão é que coloque nesse questionário um panorama de todo o trabalho realizado nesse ano na escola.

Algumas sugestões 
(que claro, podem ser melhoradas e incrementadas por você, colega coordenadora, aí na sua escola)

- Como foi para você o ano com seu grupo de crianças? Foi fácil a sua adaptação? Gostou do grupo? Sentiu dificuldades? Quais?

- Os textos de estudo entregues durante o ano por mim, coordenadora, contribuíram para esclarecimentos de ideias, aumentar seu repertório, e outros? Porque e/ou como?

- As devolutivas no caderno contribuíram de alguma forma com o fazer pedagógico? Como?

- Como você avalia as observações de sala?

- Como foram as Paradas Pedagógicas? Que sugestões você pode dar para as paradas do próximo ano? 

- Como você avalia as ações da coordenadora pedagógica? Ajudaram? Não? Levante alguns pontos que acha necessário mencionar tanto para positivo ou negativo.

- Organização da sala: O que você achou das mudanças implementadas esse ano na sala das crianças? Como contribuiu (ou não) no fazer pedagógico?

- O que achou das mudanças nos refeitórios? Mesas, cardápio, etc 

- Avalie seu trabalho como professora este ano. Melhorou muito, pouco, nada. Aponte alguns exemplos.

- Como você sentiu o desenrolar de seu projeto e a escolha dele? Registre resumidamente as dificuldades e alegrias.

Pequena avaliação profissional

- Você se considera uma boa colega de trabalho? Porque?

- Você se considera uma boa funcionária? Porque?

- Você se considera uma boa professora de educação infantil? Porque?

- Quais cursos, palestras, seminários você participou esse ano, para aperfeiçoar sua atuação como professora de educação infantil?

- Que livros você leu que lhe ajudou a melhorar sua prática na educação infantil?

- Quais pontos em seu trabalho você acha que precisa melhorar para o próximo ano e como pretende fazer isso?

Quero reforçar aqui que as sugestões acima variam muitíssimo de escola para escola. Cada coordenadora deve pensar em tudo que foi feito durante o ano e colocar no papel de uma forma que faça com que as professoras realmente reflitam no que fizeram e não respondam apenas SIM, NÃO. Com essas perguntas, tente "puxar" o que realmente elas pensam. Essas são algumas perguntas que EU, euzinha, achava importante levantar com meu grupo, ok? E a cada ano, as perguntas mudavam um pouco.

Avise também que você fará uma reunião individual para dar um retorno, feedback do que ela escreveu e também fazer sua avaliação.....

Por favor minhas colegas, façam tudo isso de uma forma muito amigável com a equipe. Se for uma coisa nova, elas costumam ficar apreensivas. Mas não leve isso para o lado ruim.

Seja muito humilde em ouvir algumas críticas (pois elas virão com certeza) mas ao mesmo tempo, procure pontos em que você pode dar elogios sinceros aos professores (pelo amor de Deus, sinceros... não existem só pontos negativos, mas também ninguém é perfeito, kkkk) mas sem deixar de dizer o que você espera delas no ano seguinte.

2 – FAÇA A SUA AVALIAÇÃO DE CADA PROFESSORA


Muito bem.

Depois de entregar o questionário prepare você também a sua avaliação individual de cada professora para fazer esse feedback com ela. Você pode se basear nas mesmas questões que entregou. A professora vai colocar o ponto de vista dela. Você dará o seu. 

Seguem algumas sugestões, porém só reforçando, cada escola deve pensar em pontos particulares de seu espaço, sua escola, seu cantinho.

Algumas sugestões

- O que eu, coordenadora, espero de uma professora de educação infantil?

- Como a professora ____ se saiu esse ano no aspecto:
Pontualidade nos horários?
Pontualidade na entrega de cadernos, relatórios, projetos, etc?

- Falta muito? Por quais motivos? (infelizmente essa é uma realidade não é mesmo colegas? Temos que entender se são reais necessidades, ou se a profissional infelizmente está procurando desculpa para faltas e atrasos)

- É uma professora criativa, dinâmica?

- Gosta de brincar com as crianças? Brincar de verdade... Kkkkk

- Como resolve dúvidas e questionamentos dos pais? (seu trato com os pais)

- Como é seu relacionamento com a equipe de trabalho?

- Incluir as mesmas perguntas do questionário das professoras, porém, do seu ponto de vista agora.

- Outras perguntas que você ache pertinente para seu espaço.


Essa avaliação profunda é muito importante. Tire tempo para fazer isso com muito carinho. 


3 - HORA DO FEEDBACK


Agora você já fez suas avaliações, e recebeu a avaliação de cada professora. 
Hora de ler cada uma com muito carinho, pensar em cada professora, comparar com o que você avaliou dela. 


Um ponto que acho muito importante: Nessa avaliação a professora abre o coração. Mantenha essas informações muito bem guardadas. Não exponha para outras pessoas. Divida esses dados apenas com sua diretora ou pessoas que realmente precisam conhecê-las. A equipe confia em você. Não as desaponte.



Agora combine um horário com cada professora. Isso leva tempo, principalmente se sua equipe é grande. Mas vou te contar uma coisa.... Vale muuuuiiitttooo a pena.



Na hora de conversar, procure fazer isso de uma maneira um pouco informal. Lembre-se que a professora talvez ache que você como coordenadora vai criticá-la. Provavelmente ela estará muito nervosa. 



Então, procure acalmá-la. Converse de uma forma descontraída. Lembre-se que uma não é melhor que a outra, só estão em cargos diferentes, o que faz parte da hierarquia. Aos poucos diga que você leu a avaliação dela. Cite os pontos que você achou importantes, necessários para mudanças. Que você vai sim levar em consideração o que ela apontou, mas que ela também tem responsabilidade sobre a equipe e que conta com ela para melhorar o trabalho no próximo ano. 



No final da conversa deixe bem claro o que espera dela para o ano seguinte. Se possível, entregue a ela por escrito, em forma de uma cartinha bem carinhosa, os pontos positivos e os pontos à melhorar para o ano que vem. 



Fique com uma cópia para você. Vai ser muito bom usá-la para avaliar novamente no final do próximo ano, baseado no que estava escrito. 



Lembre-se que as palavras ditas muitas vezes são esquecidas, mas se você deixar registrado, fica mais fácil de retomar.


4- TRABALHO, TRABALHO E PRAZEROSO TRABALHO


Agora colega, é hora de reavaliar tudo. Utilizar todas essas informações preciosas que você tem em mãos para programar com sua diretora os possíveis novos rumos, ou apenas algumas melhorias e adaptações do trabalho. 


Coloque em prática agora mesmo.

Perceba na equipe o salto que essa avaliação dará no seu grupo.



Só mais uma informação: Não sou detentora do conhecimento. Tenho muito o que aprender. Aqui é apenas um pouco de minha experiencia que gostaria de compartilhar com vocês. Realmente espero poder ajudar.


Vamos trocar informações.

Me conta como você faz avaliação na sua escola e alguns resultados que você alcançou.
Deixe mais dicas para nossas colegas de profissão.
Sua contribuição será maravilhosa.

Será maravilhoso fazer uma postagem com todas as ideias de vocês. Foi assim que aprendi muito.... trocando. 


Grandes Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga

3 comentários:

  1. Oi Lu! Acabei de conhecer seu blog. Li seu post e gostei muito! Com certeza voltarei! momentosricosdaeducacao.blogspot.com

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    1. Oi Michele. Pois é companheira estamos aqui para compartilhar não é mesmo? Obrigada pela visita.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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