Veja se essa cena é familiar
Professora – "Mãezinha, tivemos
que chamá-la novamente pois seu filho não obedece e está batendo em todos os
coleguinhas. As outras mães já estão reclamando."
Mãe – "Professora, meu filho está
me dando muito trabalho... Já não sei mais o que fazer..."
Ui ui ui.... Perdi as contas de
quantas vezes vi essa cena.
Tenho certeza que praticamente todos
os professores (quem não passou com certeza vai passar) já passaram por essa situação.
E realmente ela não é fácil para
nenhum dos lados: nem para os pais, nem para os professores.
De um lado a mãe precisa
trabalhar muito em casa ou no serviço e às vezes não consegue tempo e energia
para dar a atenção necessária que a criança precisa.
Por outro lado a professora na
escola não sabe mais o que fazer pois a criança não obedece de jeito nenhum e
isso já esta causando problemas até com outros pais.
E ainda existem outras situações.
Infelizmente algumas
professoras tentam conversar com seus superiores (coordenador, diretor) para
que juntos tentem resolver, mas ouvem destes que deveriam ser seu apoio, palavras
como: "Não. Não vamos passar reclamações para os pais. Tentem resolver internamente." (Realmente minhas colegas, isso acontece, acredite!)
Por, favor, não estou dizendo
aqui que qualquer AI AI AI de uma criança, deva ser motivo para chamar os pais. Não é isso!
Também acontece o fato de que algumas professoras ainda não aprenderam a cuidar de um grupo, e acham
que qualquer coisa é motivo para chamar os pais.
Claro que cada ponto desses deve
ser analisado.
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Mais um fato: existem as tentativas da escola em tentar conversar com os pais e
eles não darem importância, achando que os professores estão exagerando e nem procuram saber no que se trata.
Mas a questão é....
A escola deve estar junto com os
pais para oferecer o melhor ensino e educação para as crianças, certo?
Hei! Não quero dizer aqui que seja obrigação da escola educar, mas sim que pais e professores podem e devem trocar
experiências para ajudar a formar cidadãos responsáveis.
Que tal tentar resolver essa questão juntos?
Já parou pra pensar nisso? Não?
Nós que trabalhamos com a
educação infantil, sabemos que muitos pais de primeira viagem (alguns de segunda ou de terceira...) não tem uma
referência de como educar os filhos.
A escola
acaba ajudando muito quando ambos trabalham juntos.
E é sobre isso que falaremos agora.
Escola - Tente descobrir o motivo
Primeiro observe a criança por um
tempo e anote quais são as reações da criança.
* Quantos anos ela tem? (isso faz muita diferença para entender em que fase ela se encontra e se as reações estão ligadas a idade).
* Em quais momentos ela bate ou faz escândalos? faz birras?
* Como reage quando é contrariada pelo adulto?
Enfim... anote todas as informações possíveis. Assim você terá uma base para reflexão.
Dica para as professoras e coordenadoras ao preparar um pequeno relatório da criança: Use palavras INTELIGENTES. A intenção não é ofender a criança e nem os pais.
Dica para as professoras e coordenadoras ao preparar um pequeno relatório da criança: Use palavras INTELIGENTES. A intenção não é ofender a criança e nem os pais.
Esse link do blog atividades educaçao infantil (clique aqui) traz sugestões muito práticas de como usar as palavras corretas.
Ligue para os pais e diga que quer conversar um pouco sobre seu filho. Não condene, nem os critique. É muito ruim ir para uma reunião já pensando: "Ai meu
Deus, vão reclamar do meu filho de novo?"
Eles devem sentir acolhidos e que você quer
ajudar, e não despejar problemas em cima deles.
Durante a reunião seja amigável e
procure explicar as atitudes da criança que estão preocupando a professora, e tente
descobrir com tato como é o comportamento da criança em casa.
* Com quem ela
fica quando não está na escola?
* O que costuma fazer?
* Todas as suas vontades são feitas?
* Os pais se sentem culpados de não poderem ficar muito tempo
com o filho e o recompensam com itens materiais?
* Os pais falam NÃO de vez em quando
para seus filhos?
* A criança fica mais com os avós? (muitas vezes os avós não
conseguem mais ter tanta energia para cuidar de uma criança por conta dos
problemas da idade da avançada; ou também pode ser que os avós amam mimar os
netos. Alguns não conseguem dizer NÃO aos netinhos, rs).
Abaixo mais sugestões de matérias que tanto os pais como os professores podem ler e que vão ajudar a entender o comportamento dos pequeninos:
Cantinho da disciplina - duas opiniões importantes para você refletir
Cantinho da disciplina - duas opiniões importantes para você refletir
Agora, um lembrete aos pais:
Meus queridos, estejam abertos a
ouvir e entender as professoras. Elas só tem a intenção de ajudar. Mas se você
ficar só na defensiva e achar que tudo isso é perseguição e que a criança não
faz nada daquilo que a professora está falando ( e muitos pais reagem assim) a escola não conseguirá ajudar.
Lembre-se que os dois lados devem
trabalhar juntos.
Montem uma estratégia juntos
A educação e disciplina das
crianças não podem ser deixadas ao acaso. Criem um plano.
Façam por escrito o que os
professores e pais farão juntos em determinada situação.
Exemplo: Aqui na escola se a
criança se jogar no chão fazendo birra ..............e quando você mamãe ou papai chegar
pra buscar seu filho vamos passar essas informações para você e em casa agirão assim..........................
Esse é um ponto importante:
Procurem falar a mesma língua. As crianças conseguem perceber quando duas
partes não entram em acordo..... E com certeza vai
deixar de respeitar um dos lados. Não queremos que nem os pais e nem a professora que fica com muitas crianças o dia inteiro percam essa autoridade não é mesmo?
As orientações da Psicologa Isis Pupo - M de Mulher (clique aqui) ajudarão os dois lados a definir o que é melhor para todos.
Coordenadores, professores
esclareçam todas as duvidas com os pais: esse combinado deve funcionar entre as
duas partes.
Estabeleçam nessa mesma folha, um
prazo para voltarem a sentar e conversar sobre os combinados. Vamos pensar em
um mês? Talvez seja razoável dependendo da situação.
Sugira aos pais que coloquem essa folha em um local visível (na porta da geladeira, ou na porta do guarda roupa). Eles devem leva-la novamente para a escola no dia combinado.
Nesse momento conseguirão visualizar melhor se os combinados foram colocados em prática, se aconteceram dificuldades no meio do caminho e quais foram elas.
Lembre-se: O que é apenas
falado pode cair no esquecimento. Por isso anote tudo, tudinho. Retomem esse
mesmo papel e anotem avanços e dificuldades para avaliar se as estratégias
estão tendo resultado ou terão que fazer novos ajustes. A escola fica com uma cópia e os pais com outra. Também é interessante ter assinatura das duas partes (pais e professores). Mais uma forma de firmar esse compromisso.
Com certeza os pais e a escola
terão muitos benefícios em ajudar o pequenino a crescer de forma consciente e
responsável.
Só pra finalizar.....
Meus amigos, não sou dona da verdade. Essas são apenas sugestões baseadas em vivências de muitos anos como professora e coordenadora pedagógica.
Fico muito feliz quando posso compartilhar as sugestões dos colegas de profissão, baseados em suas vivências, suas realidades.
Gostou das dicas?
Como lida com essa situação na
escola?
E você mamãe, papai, sente essa
ajuda da parte da escola de seu filho?
Me conta....
Lu Fernandes Pedagoga
Nossa perfeito!! Parabens!!
ResponderExcluirPuxa você não imagina como fico feliz em saber que pude ajudar um pouco. Obrigada.
Excluirhiper bacana,super importante acompanhar os filhos na escola,afinal eles passam metade do tempo na escola!!
ResponderExcluirTambém acho Melaine. O acompanhamento dos pais faz toda diferença.
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