O coordenador
pedagógico percebeu a necessidade de estudar com o grupo de professores sobre
o que significa fazer experiências de explorar o mundo com as crianças, também
conhecido como eixo de natureza e sociedade (RCNei) ou Experiências de
exploração da natureza e da cultura (Orientações Curriculares).
Mas como
fazer os professores refletirem sobre esse assunto e avançar nos conhecimentos
que eles já tem?
Sim,
porque temos que partir dos conhecimentos que nosso grupo possui. Sempre
falamos para que os professores façam isso com o grupo de crianças, não é mesmo?
Da mesma forma os coordenadores precisam conhecer muito bem seu grupo e
elaborar estudos que vão ajudá-los a avançar.
O que observar?
Algumas
sugestões do que observar:
Quais professores estão atuando na educação
a pouco tempo?
Quem tem pedagogia?
Quem se formou a pouco tempo?
Quem já está atuando a muitos anos e vem de
um período onde a concepção de educação era diferente?
Quais professores
demonstram que gostam de estudar regularmente?
Quais atuam da mesma forma a
anos sem se preocupar com atualizações?
Quem são os professores dinâmicos?
Com essas
e outras informações que você julgar importante, entenderá melhor porque alguns professores atuam de uma forma ou outra.
Exemplo:
Professora 1: Uma professora já atua em Creches há 30 anos. Não tinha feito magistério nem pedagogia. Está terminando a pedagogia agora apenas por exigência. Quando começou, a creche era da assistência social e a exigência era principalmente cuidar dessa criança muito bem até que sua mãe voltasse do trabalho no final do dia para buscá-la. Durante muitos anos ela até tentou se atualizar, lendo livros enviados pelo MEC mas não conseguiu realmente entender o que significa essas atualizações e também não teve um trabalho de intervenção pedagógica que ajudasse essa professora a ser uma professora que refletisse continuamente em sua atuação, e na concepção atual de criança. Essa professora tem muita experiência em como CUIDAR das crianças e tem um bom "controle" do grupo.
Professora 2: A professora acabou de se formar em pedagogia e não fez magistério. Apesar de saber um pouco do histórico de creche, não vivenciou essa fase. Esta cheia de ideias, de vontade de colocar a "mão na massa" mas tem pouca experiência.
Esses são apenas dois exemplos de docentes que podem compor o quadro de professores. Analisando o perfil de cada um, conseguirá entender melhor seu grupo sem julgá-los, pois cada um está numa fase e nosso papel é ajudá-los a atuar cada vez melhor.
Com essas informações você conseguirá adaptar melhor seus momentos de estudos e conseguirá escolher as melhores perguntas para "sacudir" seu grupo.
Essa matéria (clique aqui) vai te ajudar a complementar as informações.
Na prática
Agora vamos pensar que você não vai usar a parada pedagógica para estudar o assunto.
Você escolheu usar os momentos de grupo de estudos, pois o assunto não terminará naquele único dia e você poderá pensar numa reflexão que durará talvez uns dois meses, onde cada dia de estudo será uma etapa.
Pode escolher começar assim:
1º dia - Comece separando uma frase de um pensador que tenha ligação com o tema do estudo.
Peça que os professores relatem momentos do dia onde as crianças vivenciam as experiências de exploração da natureza e cultura. (Você coordenador já sabe quais eles vão relatar pois você conhece a rotina e atividades realizadas no CEI).
Pergunte se eles (professores) acham que tem algo que possa ser melhorado, ou algo assim. Pense numa pergunta que possa trazer uma conversa entre o grupo de forma direcionada. Se o assunto começar a sair do foco, traga-o de volta, não deixe dispersar (isso acontece com muita facilidade, rsrsrs).
Esteja preparado para usar as próprias falas dos professores para direcionar o assunto para onde você quer. Pode ter certeza que esses momentos surgirão e são ótimos para chegar no objetivo que pretendemos alcançar. Mas tente não dar respostas e sim levantar outras questões para reflexão. Deixe que eles levantem as respostas deles.
Amigos, é por isso que não existem fórmulas prontas. Cada grupo de professores é único e as perguntas e respostas do debate só surgem ali, na hora.
Se você já acompanha esse blog, sabe que levanto sugestões aqui para que você tenha a primeira ideia, e depois transforme e adapte as informações que coloquei de acordo com suas necessidades.
E as sugestões que coloco, claro, são baseadas nas minhas experiências.
Mas continuando:
Diga aos professores que agora vão assistir a um vídeo e que se atentem as informações sobre como são abordados os assuntos de natureza e sociedade.
Se você quiser pode até preparar algumas perguntas e distribuir para os professores antes de começar o vídeo para que eles se atentem ao foco do estudo.
Algumas sugestões de perguntas:
- No começo do vídeo, numa exploração sobre a borboleta, onde as crianças estavam vivenciando o assunto de interesse? Em fotos e desenhos colocados na sala ou no próprio habitat da borboleta? (não que seja errado depois ter essas informações na sala em forma de murais e desenhos das crianças, mas é que muitas vezes as informações trazidas pelos professores se restringem a isso, e a real experiência de explorar fica esquecida).
- Segundo o vídeo, quais são algumas formas de um bebê explorar o mundo?
- Quais sugestões de organização de espaço o vídeo nos dá?
- Você percebe as diferentes formas de abordar a cultura e a natureza nas diferentes regiões do país? O que os professores do vídeo avaliaram como prioridade? (No vídeo, o contexto da vivência local foi enfatizado. Se as crianças são indígenas, fazem explorações de coisas que fazem parte do seu contexto. Se as crianças tem um parque com árvores, onde as lagartas, borboletas e outros insetos visitam, essa é uma vivência real que pode ser explorada para ampliar os conhecimentos das crianças no mundo que a cerca.)
- Crianças gostam muito de fazer perguntas? será que temos que usar essas perguntas e preparar as respostas para passar para as crianças? (sabemos que não. O professor pode e deve propiciar um ambiente onde a própria criança possa tirar suas conclusões e claro, o professor vai orientar, dar o suporte necessário e às vezes corrigir alguma informação equivocada).
- No final do vídeo aparece a seguinte fala: trazer o mundo real pra dentro da escola. O que significa para cada um de nós trazer o mundo real pra dentro da escola? será que estamos fazendo isso? será que é importante? Por quê? (pergunta para levantar os pontos de vista dos professores e suas ideias de natureza e sociedade)
- Em quais momentos da rotina eu propicio essas interações de exploração com a natureza e a sociedade com minhas crianças?
Após, comece uma conversa baseada nas perguntas ou crie uma pergunta geral onde os professores vão mencionar as suas observações de acordo com as perguntas.
Conversem e vá direcionando o assunto de uma forma que os professores percebam aspectos talvez antes não observados em suas próprias práticas e experiências. (No começo isso pode parecer um pouco difícil, mas acredite, comece e você vai pegar o jeito aos poucos. O resultado é gratificante).
Você também precisará de base teórica. Já tenha separado alguns materiais e trechos deles para dar embasamento a alguma dúvida e questionamento que surja no meio do caminho.
Sugestões:
Tiradas as conclusões desse primeiro momento, deixe uma "atividade" para o grupo. Peça que registrem no caderno de registros, momentos sobre essas experiências de natureza e sociedade com as crianças: Anotem como aconteceu, que questionamentos surgiram por parte das crianças, como foi a reação do professor, que duvidas apareceram e que você professor não conseguiu resolver na hora, ou como resolveu.
Como você coordenador vai acompanhar esses relatos no caderno dos professores e nas observações de sala, já vá preparando o 2º dia de estudos sobre o assunto.
Essa continuação pode ser baseada nas dúvidas que agora surgiram. Prepare um momento de experiências reais com os professores como por exemplo, indo ao parque da escola e explorando mais detalhadamente esse lugar. Ou visitando algum espaço próximo que traga questionamentos e observações que farão os professores refletirem um pouco mais sobre essas experiências.
Cada estudo te dará a base para o próximo.
Aos poucos perceberá mudanças em seu grupo. Perceberá que já estão conversando mais sobre o assunto, estão refletindo mais sobre as praticas, perceberá relatos no caderno de registro, enfim, é um trabalho de formiguinha.
Espero muito que tenha gostado da ideia e que de alguma forma ajude em sua prática.
Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
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