Numa dessas olhadas, resolvi ler a publicação Critérios para um atendimento em Creches que respeite os Direitos fundamentais das Crianças (clique aqui).
Gostei muito da forma de organização dele. Traz uma forma resumida, prática e simples de saber se nosso trabalho está indo num bom caminho. Por isso achei interessante indicá-lo para vocês.
Como diretores, coordenadores e professores, estamos sempre preocupados em nos avaliarmos e reavaliarmos para oferecer sempre o melhor para nossas crianças.
Claro que sempre teremos o que aprender, mas daremos às nossas crianças o que sabemos de melhor HOJE.
Quem sabe daqui um tempo teremos novos olhares e mais uma vez vamos aprender mais sobre nossas crianças.
Bem, é claro que eu não ia deixar apenas a indicação do livro, mas também algumas sugestões para utilizá-lo.
Para o diretor e coordenador pedagógico, o livro pode ser usado no estudo de grupo, aquele que sempre falo aqui no blog (veja aqui ideias de como implantá-lo).
Outro momento pode ser nas Paradas Pedagógicas.
Mas, na ideia que tive, talvez fosse levar muito tempo para terminar o livro.
Se bem que nada impede de ser feito um trabalho de estudo de meses e até mais, não é verdade?
Mas vamos lá!
Na prática...
O livro é dividido pela frase: Nossas crianças tem direito à......
Isso facilita muito a visão geral do cotidiano.

Algumas perguntas podem ser levantadas a cada ponto.
Por exemplo, na página 14, o tópico é: NOSSAS CRIANÇAS TEM DIREITO À BRINCADEIRA.
O primeiro ponto desse tópico é: os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos.
Enquanto diretor e/ou coordenador podemos perguntar ao grupo:
- O que significa ter os brinquedos disponíveis em todos os momentos?
- Estamos alcançando esse objetivo?
- Se não, o que precisamos fazer (enquanto professor e enquanto direção) para atingir esse ponto?
Quero levantar uma observação aqui: Algumas vezes, nós enquanto professores, achamos que nosso trabalho só conseguirá ser feito com qualidade se o diretor comprar tudo que queremos.
Temos que observar que os brinquedos não estruturados devem ter um lugar importante no cotidiano das crianças e esses, não precisam ser comprados. Quer saber mais sobre eles?
Dê uma olhada nessas fotos.
Essa matéria também inspira.
E as fotos do próprio livro nos dão ideias bem interessantes. Vale a pena até conversar com o grupo sobre essas fotos.
Então, cuidado com as barreiras que colocamos para realizar nosso trabalho. As pesquisas e a nossa criatividade fazem boa parte do trabalho. Afinal, somos professores, somos criativos.
Já vi trabalhos simplesmente maravilhosos em lugares com poucos recursos.
Já vi trabalhos simplesmente maravilhosos em lugares com poucos recursos.
Por outro lado, o diretor precisa fazer compras de brinquedos que são necessários para complementar o aprendizado das crianças.
O que vale aqui é o equilíbrio. Conversar, discutir, entrar num acordo sobre o que é necessário, fará a verba destinada para esse fim ser melhor utilizada. E por isso, os momentos de estudos também são muito importantes, ok?
Voltando...
Depois de estudar sobre um tópico, vale deixar um tipo de lição, observação a ser feita durante a semana para que no próximo estudo de grupo, algumas avaliações possam ser feitas. Não adianta apenas falar sobre o assunto. É necessário promover as ações para que as mudanças necessárias aconteçam.
Essa foi minha sugestão de hoje para vocês.
Para fazer um trabalho de qualidade, temos que ler sempre e muito, não tem outro caminho. Senão ficamos pra trás e nosso trabalho ficará defasado.
Então, vamos estudar meus amigos!
Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
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