ESSA É UMA FORMA SIMPLES DE SABER SE NOSSOS OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÃO SENDO ALCANÇADOS

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Procuro sempre olhar o site do MEC e me informar sobre as publicações de educação infantil.
Gostei muito da forma de organização dele. Traz uma forma resumida, prática e simples de saber se nosso trabalho está indo num bom caminho. Por isso achei interessante indicá-lo para vocês.
Como diretores, coordenadores e professores, estamos sempre preocupados em nos avaliarmos e reavaliarmos para oferecer sempre o melhor para nossas crianças.
Claro que sempre teremos o que aprender, mas daremos às nossas crianças o que sabemos de melhor HOJE. 
Quem sabe daqui um tempo teremos novos olhares e mais uma vez vamos aprender mais sobre nossas crianças. 


Bem, é claro que eu não ia deixar apenas a indicação do livro, mas também algumas sugestões para utilizá-lo. 

Para o diretor e coordenador pedagógico, o livro pode ser usado no estudo de grupo, aquele que sempre falo aqui no blog (veja aqui ideias de como implantá-lo).

Outro momento pode ser nas Paradas Pedagógicas. 
Mas, na ideia que tive, talvez fosse levar muito tempo para terminar o livro. 
Se bem que nada impede de ser feito um trabalho de estudo de meses e até mais, não é verdade? 
Mas vamos lá!

Na prática...


O livro é dividido pela frase: Nossas crianças tem direito à......

Isso facilita muito a visão geral do cotidiano.

Bem, em cada estudo de grupo (que acontece semanalmente ou a cada quinze dias), podemos usar um tópico para ler e refletir se nosso grupo está conseguindo atingir esses pontos e, enquanto Creche, se estamos oferecendo o necessário para que o trabalho aconteça com qualidade.

Algumas perguntas podem ser levantadas a cada ponto. 
Por exemplo, na página 14, o tópico é: NOSSAS CRIANÇAS TEM DIREITO À BRINCADEIRA.
O primeiro ponto desse tópico é: os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos.
Enquanto diretor e/ou coordenador podemos perguntar ao grupo:
- O que significa ter os brinquedos disponíveis em todos os  momentos? 
- Estamos alcançando esse objetivo? 
- Se não, o que precisamos fazer (enquanto professor e enquanto direção) para atingir esse ponto?

Quero levantar uma observação aqui: Algumas vezes, nós enquanto professores, achamos que nosso trabalho só conseguirá ser feito com qualidade se o diretor comprar tudo que queremos. 
Temos que observar que os brinquedos não estruturados devem ter um lugar importante no cotidiano das crianças e esses, não precisam ser comprados. Quer saber mais sobre eles? 
Dê uma olhada nessas fotos.
Essa matéria também inspira.
E as fotos do próprio livro nos dão ideias bem interessantes. Vale a pena até conversar com o grupo sobre essas fotos. 

Então, cuidado com as barreiras que colocamos para realizar nosso trabalho. As pesquisas e a nossa criatividade fazem boa parte do trabalho. Afinal, somos professores, somos criativos. 
Já vi trabalhos simplesmente maravilhosos em lugares com poucos recursos.
Por outro lado, o diretor precisa fazer compras de brinquedos que são necessários para complementar o aprendizado das crianças.
O que vale aqui é o equilíbrio. Conversar, discutir, entrar num acordo sobre o que é necessário, fará a verba destinada para esse fim ser melhor utilizada. E por isso, os momentos de estudos também são muito importantes, ok? 

Voltando...
Depois de estudar sobre um tópico, vale deixar um tipo de lição, observação a ser feita durante a semana para que no próximo estudo de grupo, algumas avaliações possam ser feitas. Não adianta apenas falar sobre o assunto. É necessário promover as ações para que as mudanças necessárias aconteçam. 

Essa foi minha sugestão de hoje para vocês. 

Para fazer um trabalho de qualidade, temos que ler sempre e muito, não tem outro caminho. Senão ficamos pra trás e nosso trabalho ficará defasado. 
Então, vamos estudar meus amigos!


Abraços, 
Lu Fernandes Pedagoga





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