Afinal, um coordenador geralmente veio de uma experiência em sala de aula e tem muito para contribuir.
Na prática, existem alguns pontos importantes para analisarmos. Vamos ver?
Na prática, existem alguns pontos importantes para analisarmos. Vamos ver?
Quando o coordenador em sala ajuda o grupo
Bem, existem alguns momentos em que o coordenador pode e deve estar em sala.
Um desses momentos é na observação de atividade. Sabe aquela observação feita para ajudar o professor a refletir e desenvolver mais seu trabalho? Caso não saiba do que estou falando dê uma olhada na matéria (ideia de observação em sala) Nesse caso, o coordenador não assumiu a sala, mas está lá e consegue ver o andamento da atuação dos professores com as crianças, anotar alguns pontos que podem ajudar nas formações e dependendo da situação, pode até fazer alguma interferência ali no momento.
Às vezes você vai lá dar um BOM DIA para os professores e... ele pede para que você fique um pouco com a turma para que ele vá ao banheiro, ou pegar algo importante.
Ora, por que não?
Interagir um pouco com a criançada, cantar uma música, contar uma história. É muito gostoso! E de repente se o professor precisar de uma ajuda, pode até ajudar a trocar uma criança, dar comida pra eles, ajudar no momento de escovar os dentes e de descansar.
Na minha opinião, essas atitudes até mesmo ajudam a conhecer melhor o grupo. Os professores te respeitam mais. Você fica mais próximo do grupo.
Quando o coordenador em sala pode ser ruim
Um professor falta. Quem assume? O coordenador.
Talvez (e muito talvez) um dia, seja absolutamente necessário se não tiver ali um professor de apoio (volante) para assumir.
Mas quando isso se torna rotina, o trabalho de todo o grupo fica prejudicado.
Por quê?
Os professores e coordenadores tem funções definidas.
Que tal pegar o PPP da escola?
Que tal estudar sobre os documentos que regulam a função de cada um?
Ora, se o coordenador está em sala, ele deixa de fazer suas funções.
Muitas vezes, naquele dia estava marcada uma reunião de grupo, ou talvez uma observação de grupo. Muitas vezes poderia se o dia do coordenador ler os cadernos e fazer as devolutivas.
Agora a atividade dele vai ter que ser cancelada, remarcada, dentro de uma rotina super apertada.
Agora a atividade dele vai ter que ser cancelada, remarcada, dentro de uma rotina super apertada.
O seu trabalho, que já não é pouco, fica acumulado.
O segredo de passar em concursos públicos - Descubra como consegui, com apenas 22 anos, ser aprovado E NOMEADO em 8 concursos federais
Está sofrendo com seu TCC? A solução está aqui
O segredo de passar em concursos públicos - Descubra como consegui, com apenas 22 anos, ser aprovado E NOMEADO em 8 concursos federais
Está sofrendo com seu TCC? A solução está aqui
Muitas vezes alguns professores não aceitam ser realocados de seu espaço para suprir a falta do colega.
Sei também que não é o ideal.
Lógico que com a falta de um professor ou mais, o grupo ficará sobrecarregado.
Mas como eu vejo a situação?
Cada um dentro de suas funções estabelecidas, devem colaborar para o bom funcionamento da escola e o bem-estar das crianças.
Claro que em alguns momentos específicos o coordenador pode e deve parar um pouco suas atividades e ir até lá ver como estão as coisas e até mesmo dar uma mãozinha.
Só para ajudar a refletir um pouco mais sobre as funções que um coordenador assume e acaba se sobrecarregando, veja essa matéria da Nova Escola.
Só para ajudar a refletir um pouco mais sobre as funções que um coordenador assume e acaba se sobrecarregando, veja essa matéria da Nova Escola.
Aqui abordamos dois pontos: Estar em sala com os professores e assumir um grupo por um dia ou mais.
Não sei se vocês passam ou já passaram por momentos assim e se concordam.
Não sei se vocês passam ou já passaram por momentos assim e se concordam.
Gostaria de saber a opinião de vocês.
Vamos compartilhar com os colegas de profissão?
Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
0 comentários:
Postar um comentário