- Falamos muito e não resolvemos nada!
Temos muitos assuntos para resolver, mas se as reuniões feitas não estiverem bem organizadas e direcionadas, não conseguiremos alcançar nenhum objetivo e as coisas parecem não andar.
Confesso que demorei um pouco para perceber essa importância e a diferença que faz uma reunião bem planejada e uma que eu ACHAVA que estava boa, rs!
Então, muitas vezes a primeira coisa que precisamos, é reconhecer que as pautas precisam mudar.
Sim, é isso mesmo!
Nossa postura muitas vezes é dizer que não tem como mudar por causa das correrias do cotidiano ou então que está bom assim e que mudar a forma de conduzir as reuniões não mudará nada.
Digo isso porque já ouvi muitas vezes essas desculpas, e eu mesma não enxergava ou não queria enxergar que esses detalhes fazem muita diferença.
Então, vou te falar as etapas que EU sigo quando penso na pauta de uma reunião.
Vamos exemplificar uma parada pedagógica que dura um dia inteiro. Em média 8 horas.
Aqui vou realmente montar uma pauta e peço que observem como as etapas ajudam a enxergar o que deve ser feito a seguir.
Pensando no tema
Durante o mês fico atenta às necessidades que surgiram através das conversas com a equipe, dos cadernos de relatórios, enfim, da rotina.
Um outro ponto importante é pensar no direcionamento que já foi estabelecido lá no PPP. Se a escola já estabeleceu um objetivo para o ano, é super importante se organizar para definir etapas que alcancem esses objetivos.
Infelizmente em alguns PPPs não foi feita essa análise de necessidade do grupo e o Coordenador Pedagógico precisa perceber mês a mês alguns aspectos que vão ajudar o grupo no decorrer do ano.
Mas quando chegar a época de renovar esse documento, não tenha dúvida, já pense no objetivo para o ano seguinte de acordo com as necessidades da escola e do grupo. Isso facilita o trabalho.
Um exemplo: Tenho um espaço maravilhoso para as crianças brincarem mas não tem muitos brinquedos e os professores não exploram bem esse espaço. Acabam não levando muito as crianças pra lá.
Qual seu objetivo? Convencer os professores a irem pra lá e passar a parada pedagógica inteira chamando a atenção dos professores para a importância do brincar.
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO!
Eu mesma ia passar a parada pedagógica inteira com sono, distraída e no fim, dizendo que os meus superiores só querem impor as coisas RS RS.
Não é assim mesmo? Então!
Coordenador, mude o olhar. Como ajudar os professores a olhar para esse espaço de forma diferente? Você também tem que olhar de forma diferente.
Então durante o mês, leio livros, assisto vídeos e documentários que me deem ideias.
Vou anotando todas as ideias e depois começo a montar uma pauta que seja o mais divertida e participativa possível.
Agora meu objetivo é: Ajudar os professores a olharem o espaço de forma diferente e construirmos todos juntos brinquedos com objetos recicláveis e materiais da natureza.
Está sofrendo com seu TCC? A solução está aqui
O segredo de passar em concursos públicos - Descubra como consegui, com apenas 22 anos, ser aprovado E NOMEADO em 8 concursos federais
07:00 às 07:30 - Chegada da equipe, recepção convidativa.
07:30 às 08:00 - Quanto tempo tiramos para o café? Reserve esse tempo no cronograma.
08:00 às 08:30 - Planejo uma dinâmica ou brincadeira, que claro, tenha relação com o tema do dia. Não gosto de pegar uma frase bonita ou fazer uma brincadeira que acho legal só pra "aquecer" o dia. Tem que estar diretamente ligada ao tema.
08:30 às 12:00 - Distribuição das atividades. Esse horário geralmente é subdividido.
Dependendo da situação, gosto de levar vídeos ou textos para estudarmos e discutirmos um pouco coletivamente.
Também levantar questões dos professores com relação as dificuldades que sentem. Esse é um ótimo momento para ouvi-los.
De uma forma geral, nós coordenadores que conhecemos bem nosso grupo já temos ideias do que eles falarão.
Na minha pauta também deixo essas ideias anotadas porque gosto de estimular o grupo a falar. Se eles falarem, eu não precisarei usar. Mas se ficarem tímidos, uso algumas sugestões para iniciar a conversa.
Outro detalhe importantíssimo. Em toda reunião, a conversa principal vai se perdendo e muda para um rumo que não tem nada a ver com o tema.
Ops! pare e volte. Não deixe se perder. Mantenha o foco!
Esse é um dos principais motivos que fazem com que as reuniões não sejam produtivas.
Foco, foco, foco!
Uma subdivisão seria mais ou menos assim:
08:30 às 09:30 - leitura de texto ou vídeo que levante o "problema" e crie uma conversa.
09:30 às 09:45 - pausa para o café (importante, rs)
09:45 às 11:00 - mostrar vídeos ou textos que trazem ideias de como alguns lugares superaram "problemas" parecidos.
11:00 às 12:00 - passeio ao espaço real (parque) e análise dele. Fazer levantamento do que temos e o que seria necessário resolver.
12:00 às 13:00 - almoço
13:00 às 14:00 - Conversar com a equipe sobre sugestões do que poderia ser feito de acordo com o que analisaram na parte da manhã. Mas a ideia NÃO é que o coordenador fale as ideias e sim que estimule o grupo a falar. Mas sempre deixo várias ideias anotadas para uma emergência.
14:00 às 15:00 - Separar pequenos grupos e confeccionar brinquedos recicláveis e criativos utilizando coisas que já tem no espaço. Se na hora do planejamento você já tinha como objetivo confeccionar esses brinquedos com a equipe, se antecipe e deixe alguns materiais recicláveis separados para esse momento. (mais um motivo para montar toda a parada pedagógica com bastante antecedência). Muitos blogs e grupos no facebook tem ideias maravilhosas de brinquedos que podem ser montados com canos de pvc, ou aproveitando as árvores do próprio parque, assim como tantas outras ideias.
15:00 às 16:00 - Ir ao parque e montar os brinquedos produzidos.
E encerramento com uma frase, uma pequena avaliação, etc.
Pauta montada, deixe a equipe ciente do tema com antecedência. Se possível, deixe o resumo da reunião no mural. Isso é respeito com a equipe. Assim eles podem se preparar para esse momento.
Providencie todo material necessário para a reunião: Cópias de textos, cartolinas, canetas, materiais recicláveis, videos, tv, etc
Fico de olho no relógio - Algumas coisas podem durar um pouco mais, outras um pouco menos, mas tomo cuidado para não fugir muito do horário e o objetivo se perder.
E claro, reunião registrada e assinada por todos os participantes.
E você, como monta suas pautas para que sejam produtivas?
Mas quando chegar a época de renovar esse documento, não tenha dúvida, já pense no objetivo para o ano seguinte de acordo com as necessidades da escola e do grupo. Isso facilita o trabalho.
Estabeleça um objetivo claro
Tenha bem claro o objetivo que você precisa alcançar.Um exemplo: Tenho um espaço maravilhoso para as crianças brincarem mas não tem muitos brinquedos e os professores não exploram bem esse espaço. Acabam não levando muito as crianças pra lá.
Qual seu objetivo? Convencer os professores a irem pra lá e passar a parada pedagógica inteira chamando a atenção dos professores para a importância do brincar.
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO!
Eu mesma ia passar a parada pedagógica inteira com sono, distraída e no fim, dizendo que os meus superiores só querem impor as coisas RS RS.
Não é assim mesmo? Então!
Coordenador, mude o olhar. Como ajudar os professores a olhar para esse espaço de forma diferente? Você também tem que olhar de forma diferente.
Então durante o mês, leio livros, assisto vídeos e documentários que me deem ideias.
Vou anotando todas as ideias e depois começo a montar uma pauta que seja o mais divertida e participativa possível.
Agora meu objetivo é: Ajudar os professores a olharem o espaço de forma diferente e construirmos todos juntos brinquedos com objetos recicláveis e materiais da natureza.
Está sofrendo com seu TCC? A solução está aqui
O segredo de passar em concursos públicos - Descubra como consegui, com apenas 22 anos, ser aprovado E NOMEADO em 8 concursos federais
Organizando a pauta
Coloco todo o decorrer da reunião em detalhes07:00 às 07:30 - Chegada da equipe, recepção convidativa.
07:30 às 08:00 - Quanto tempo tiramos para o café? Reserve esse tempo no cronograma.
08:00 às 08:30 - Planejo uma dinâmica ou brincadeira, que claro, tenha relação com o tema do dia. Não gosto de pegar uma frase bonita ou fazer uma brincadeira que acho legal só pra "aquecer" o dia. Tem que estar diretamente ligada ao tema.
08:30 às 12:00 - Distribuição das atividades. Esse horário geralmente é subdividido.
Dependendo da situação, gosto de levar vídeos ou textos para estudarmos e discutirmos um pouco coletivamente.
Também levantar questões dos professores com relação as dificuldades que sentem. Esse é um ótimo momento para ouvi-los.
De uma forma geral, nós coordenadores que conhecemos bem nosso grupo já temos ideias do que eles falarão.
Na minha pauta também deixo essas ideias anotadas porque gosto de estimular o grupo a falar. Se eles falarem, eu não precisarei usar. Mas se ficarem tímidos, uso algumas sugestões para iniciar a conversa.
Outro detalhe importantíssimo. Em toda reunião, a conversa principal vai se perdendo e muda para um rumo que não tem nada a ver com o tema.
Ops! pare e volte. Não deixe se perder. Mantenha o foco!
Esse é um dos principais motivos que fazem com que as reuniões não sejam produtivas.
Foco, foco, foco!
Uma subdivisão seria mais ou menos assim:
08:30 às 09:30 - leitura de texto ou vídeo que levante o "problema" e crie uma conversa.
09:30 às 09:45 - pausa para o café (importante, rs)
09:45 às 11:00 - mostrar vídeos ou textos que trazem ideias de como alguns lugares superaram "problemas" parecidos.
11:00 às 12:00 - passeio ao espaço real (parque) e análise dele. Fazer levantamento do que temos e o que seria necessário resolver.
12:00 às 13:00 - almoço
13:00 às 14:00 - Conversar com a equipe sobre sugestões do que poderia ser feito de acordo com o que analisaram na parte da manhã. Mas a ideia NÃO é que o coordenador fale as ideias e sim que estimule o grupo a falar. Mas sempre deixo várias ideias anotadas para uma emergência.
14:00 às 15:00 - Separar pequenos grupos e confeccionar brinquedos recicláveis e criativos utilizando coisas que já tem no espaço. Se na hora do planejamento você já tinha como objetivo confeccionar esses brinquedos com a equipe, se antecipe e deixe alguns materiais recicláveis separados para esse momento. (mais um motivo para montar toda a parada pedagógica com bastante antecedência). Muitos blogs e grupos no facebook tem ideias maravilhosas de brinquedos que podem ser montados com canos de pvc, ou aproveitando as árvores do próprio parque, assim como tantas outras ideias.
15:00 às 16:00 - Ir ao parque e montar os brinquedos produzidos.
E encerramento com uma frase, uma pequena avaliação, etc.
Pauta montada, deixe a equipe ciente do tema com antecedência. Se possível, deixe o resumo da reunião no mural. Isso é respeito com a equipe. Assim eles podem se preparar para esse momento.
Providencie todo material necessário para a reunião: Cópias de textos, cartolinas, canetas, materiais recicláveis, videos, tv, etc
Mais alguns detalhes
Planejo um pouco mais de coisas do que o necessário - Não deixo tempo ocioso. Sempre penso que talvez alguma parte não correrá exatamente da forma que planejei, então, sempre tenho um plano B.Fico de olho no relógio - Algumas coisas podem durar um pouco mais, outras um pouco menos, mas tomo cuidado para não fugir muito do horário e o objetivo se perder.
E claro, reunião registrada e assinada por todos os participantes.
E você, como monta suas pautas para que sejam produtivas?
Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
0 comentários:
Postar um comentário