TODO COORDENADOR PEDAGÓGICO PRECISA INSERIR A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CEI

, , No Comments


Obs: Essa experiência é baseada exclusivamente no olhar do Coordenador Pedagógico, apesar de sabermos que o apoio da direção é fundamental para que as mudanças aconteçam. 

Novo CEI, novo desafio.
As Paradas Pedagógicas aconteciam normalmente - uma vez no mês, durante todo o dia. 
Mas as dúvidas das professoras ainda eram inúmeras. Só as paradas pedagógicas não supriam. 
Além disso, algumas práticas também mereciam uma reflexão maior.
Mas quando fazer isso? Em que tempo?
A rotina era corrida e não tínhamos um momento para conversar sobre as dificuldades. 

Por onde começar?

Iniciei pelos cadernos. Lia o caderno de avaliação de todos os grupos semanalmente. E não eram poucos cadernos não..... Isso levava horas... Gostava de prestar atenção em cada linha escrita e refletir no que estava escrito ali.
Procurava escrever os pontos positivos que estavam caminhando de acordo com a linha pedagógica do CEI, mas também colocava pontos que poderiam ser revistos. As teorias estudadas na faculdade e os bons sites também estavam sempre perto para dar base pedagógica às colocações. Queria que elas também refletissem sobre os pontos colocados. 
Eu enquanto Coordenadora, também não sei tudo (que bom) estamos sempre aprendendo. Quando ficava em dúvida sobre o que ou como escrever uma observação, pesquisava muito e lia muito. 

Percebi um retorno gigantesco das professoras. Planejamentos e avaliações que eram feitos uma vez por semana, uma vez no mês e em alguns casos nem existiam, se transformaram em avaliações diárias e ansiedade para chegar o dia de pegar o caderno e ver o que a coordenadora escreveu. 
Os planejamentos, avaliações e as práticas estavam melhorando, estavam acontecendo mais reflexões.
Mas muitas dúvidas ainda persistiam e outras surgiam.

Como suprir mais essas necessidades?

Em que momentos pesquisar mais profundamente sobre os assuntos trazidos pelos grupos de crianças para tornar as atividades mais ricas em informações?
Em que momento inserir essa prática na rotina para não perder a qualidade? 
Era necessário organizar momentos de estudos e planejamentos além da parada pedagógica mensal.   

Realmente a reflexão existente em vários livros pedagógicos, entre eles o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNei) mostram o quão importante é ter um momento dentro da rotina para os professores planejarem e um momento para a famosa formação continuada, reflexão. 

O trecho do RCN nas páginas 67 e 68 que destaca a importância desse momento é esse aqui:

Essa matéria da Revista Nova Escola amplia os olhares sobre a formação continuada.

Esse desafio foi bem grande. Abrir dois espaços dentro de uma rotina totalmente ocupada. 
Passei vários momentos analisando a quantidade de professoras titulares, a quantidade de professoras de apoio/volante e a distribuição dos grupos de crianças. As rotinas eram muito apertadas e estava quase saindo fumaça da minha cabeça, RS RS. 

Até que o primeiro modelo de planejamento e estudo saiu. Agora era tentar convencer as professoras de que aquilo era importante e que deveríamos colocar em prática. 
Aparentemente seria uma tarefa fácil afinal todo professor concorda que precisa ter um tempo pra planejar e um tempo para estudar, refletir sobre a prática. Só que tem um detalhe importante: quando se trata de mexer numa rotina já engessada e cada um ter que ceder um pouco para as mudanças funcionarem, a coisa é tão fácil assim. 

Conversei muitas vezes com a equipe em grupos ou em particular. Separei textos para dar base teóricas da importância daqueles momentos. E claro, procurei não desistir nas primeiras dificuldades. Bem, elas vieram mesmo. Quando uma professora faltava o planejamento não acontecia. Algumas professoras começaram a reclamar que estava ficando sobrecarregado aqui e ali. A cada obstáculo colocado e cada dificuldade levantada, procurava observar o que talvez era uma necessidade de um empenho maior por parte da equipe e o que realmente precisava ser revisto. 

Acabamos chegando em outra rotina de estudos e planejamentos

Eu estava decidida: achar um jeito desses momentos funcionarem. Mas as opiniões de toda a equipe foi fazendo com que os momentos fossem reformulados até conseguirmos chegar num comum acordo e fazer todas perceberem que aquela não era uma ideia temporária da coordenadora e que logo aconteceria menos e depois esquecida. Não! 
Deveria se tornar parte da rotina. A cada "esquecimento" eu estava ali para lembrar que era para acontecer. Não foi fácil, mas com o passar dos meses o resultado foi maravilhoso. Que orgulho! Agora as professoras conseguiam sair da sala pelo menos 1 hora na semana para pesquisar no computador do CEI, discutir e planejar com as companheiras.. enfim. 
E agora também tínhamos 1 hora na semana, pequenos grupos organizados de acordo com as faixas etárias, estudo sobre assuntos que elas mesmo davam as dicas do que estavam precisando pelos relatórios dos cadernos. 

E continuamos...

Talvez ainda fosse pouco. Será que poderíamos melhorar? Claro que sim. Sempre temos o que melhorar. Mas o primeiro obstáculo foi vencido. Esses momentos foram estabelecidos como rotina do CEI. E a importância da colaboração de toda a equipe para que todos conseguissem usufruir desses momentos também foi notada. 

Você já tentou criar os momentos de estudos e planejamentos no seu CEI? 
Está com dificuldades? 
A tarefa não é fácil mas planeje bem e não desista. Fundamente-se bem. 

E claro que não serve apenas para CEI, mas também para EMEI, escola.  
Se precisar, mande uma mensagem. Tentarei colaborar com minha experiência.

E para quem tem boas experiências para contar, deixe aqui nos comentários. Pode ajudar muito nossas colegas.

Obrigada, 
Lu Fernandes Pedagoga

0 comentários:

Postar um comentário