3 ATITUDES DOS PAIS QUE FAZEM O FILHO TER UM ANO MARAVILHOSO NO CEI

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Para aqueles que já fizeram a matricula de seu filho e aguardam o inicio do ano letivo, vão aqui algumas dicas que farão toda a diferença no desenvolvimento do pequenino.
Já conversamos sobre as coisas importantes que seu filho vai aprender no CEI e na educação infantil como um todo. (veja a matéria aqui
Também já vimos uma matéria que fala como seu filho pode aprender a gostar da escola. 

Mas como os pais podem contribuir para que a criança se desenvolva melhor?

Estou escrevendo essa matéria e me lembrando de vários exemplos de pais presentes no CEI. Passa um filme na minha mente de como era sua relação tanto comigo quando estava em sala de aula, quanto com as professoras, quando eu já estava atuando na coordenação pedagógica, e como esses filhos tinham um diferencial. 

Não sei explicar...
É muito interessante.
Realmente essas crianças tinham (e tem) uma alegria maior. Temos a sensação de que elas aprendem melhor. É difícil de explicar. Mas eu atribuo isso a presença e interesse dos pais.  Podem dizer que estou exagerando. Mas é verdade. Com o tempo a gente percebe sutis diferenças e conseguimos ver na prática o que ouvimos diversas e diversas vezes por toda a nossa vida: O principal exemplo é o dos pais.  

Quais as atitudes que esses pais tinham (e tem) que definem essa diferença?

1- Sempre se mostram interessados em tudo que a criança faz no CEI

No começo do dia, os pais já chegam conversando bastante com a criança, e com muita alegria. Despedem-se do filho com muita segurança (mesmo que por dentro esteja um pouco triste de se afastar do filho por algumas horas) dizendo que o ama e que daqui a pouco vem buscá-lo.  Dá um monte de beijinhos no filho (rs).

Também sempre que possível, esses pais entram na sala da criança e vão junto com ela olhar as atividades feitas tanto por ela quanto pelos colegas de sala. E conversam de verdade. Por menor que a criança seja, e ainda não retribua a conversa no mesmo nível, ela esta entendendo tudo. Vai ajudar muito na sua fala e desenvoltura mais pra frente.

Eu imagino que em casa esses pais também conversam bastante com o filho quando recebem "atividades" para fazer.

Por exemplo: O professor pede para os pais mandarem por escrito uma música de roda que cantavam quando eram crianças. Imagino os pais lendo esse bilhete para o filho com entusiasmo. Depois, cantando e ensinando para a criança aquela música. E por fim escrevendo junto com a criança (por menor que ela seja) para mandar no dia seguinte para o CEI. 

Porque eu imagino que essa sequencia aconteça? 

Porque essa criança chega diferente no CEI. Ela já chega toda empolgada balbuciando ou já falando para o professor sobre o que tem na sua mochila ou em suas mãos. As vezes ela já arrisca cantar um pouco para o educador, querendo que ele aprenda o que seus pais ensinaram para ele em casa.
Muitas vezes os pais já incentivam na hora que chegam no CEI dizendo: "Vai filho mostra pro professor a musiquinha, mostra!" 
Imaginem como essa criança se sente incentivada a participar!

Por isso eu digo e repito. O CEI (creche) faz a sua parte. Mas o incentivo e apoio dos pais fazem toda a diferença. 
E assim deve ser: Pais e escola unidos pela educação e desenvolvimento das crianças. 

2- Dão um BOM DIA bem alegre e agradável para o professor(a)

Um sorriso no rosto não faz mal a ninguém não é mesmo? Também os pais incentivam o filho a fazer o mesmo, e quando possível até conversam um pouco com o professor, formando um elo maior entre eles. A criança também aprende a confiar mais naquele adulto que seus pais estão demonstrando amizade.

3- Procuram conhecer bem o professor de seu filho

Como na reunião de pais ou nos eventos da escola. Geralmente esses pais estão presentes em tudo. Perguntam como está o desenvolvimento do filho; Mostram-se disponíveis para resolver algum probleminha (de alguma indisciplina por exemplo), entre outras coisas. E estou falando de pais que também trabalham. Mas eles conversam com o patrão e usam seu direito de estar presentes na vida escolar do filho. 

Sugestões complementares

Faça questão de estar presente na primeira reunião do ano

Caso seja o primeiro ano de seu filho no CEI, ou Escola de Educação Infantil, a primeira reunião de pais definirá muitas coisas. 
Procure conhecer o máximo possível a pessoa que cuidará de seu filho. 
Para isso, faça perguntas na reunião que te ajudem a esclarecer suas dúvidas.
Preste atenção as informações passadas pelo professor. Uma delas costuma ser: Como agir nos primeiros dias do filho no novo espaço. Esse é um momento novo para a criança e as vezes difícil. Sua colaboração com o professor e sua postura como pais, pode diminuir muito essa dificuldade. Mas para isso, vocês pais devem se sentir seguros com o profissional que vai cuidar de sua criança. 

Já vi alguns casos onde um dos cônjuges gosta do espaço que a criança vai ficar, mas o outro, não. Nesse caso, é muito interessante que os dois participem da reunião e esclareçam qualquer dúvida. Isso costuma passar mais confiança, e tira muitas "pulguinhas" que estão atrás da orelha. (rs) 
Ah! Todas as outras reuniões também são importantes, ok?

Participe de atividades e eventos

Durante o evento, peça pra criança mostrar qual é a atividade dela. Pergunte o que ela fez naquela atividade. Elogie. Pergunte para os professores do que se trata aquela atividade. O que as crianças aprendem com ela. Você vai se surpreender.

Esteja sempre em contato com a creche. Esteja disponível. 

Talvez alguns de vocês estejam se perguntando: Mas isso é muio óbvio!
Vou contar um tipo de situação que já vi se repetir incontáveis vezes.

A criança teve uma dor de barriga ou um mal-estar a noite. Os pais observaram e aparentemente foi algo momentâneo. Os pais decidem levar a criança para o CEI.
No decorrer do dia a criança tem outro mal-estar. A escola passa um tempo enorme tentado entrar em contato com os pais ou algum responsável. Ligam para todos os "500" números de telefones deixados na ficha da criança e nenhum funciona.
Quando por fim, conseguem um retorno de alguém, os pais chegam ao CEI e dizem: "Ah! Eu já sei o que é.... Ele estava assim desde ontem a noite, mas como achei que não era nada, resolvi mandar para a escola".

Como assim? Mas não avisou a escola, os professores? 
Pois é! E isso é mais comum do que vocês imaginam.

Se você sabe que não vai conseguir ter aquele momento de uma pequena conversa com o professor logo que chegar, deixe na mochila um bilhetinho bem legal explicando o que aconteceu (para que os professores estejam cientes caso notem algo diferente no decorrer do dia). E mostre-se disponível para o caso da criança voltar a se sentir mal. 

Um bilhete para os professores dizendo sobre o ocorrido e um telefone no bilhete para contato rápido, pode evitar muitas dores de cabeça para todos. 

Esperam que tenham gostado das dicas.
Abraços e mais abraços
Lu Fernandes Pedagoga




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