Queremos sempre que nossas crianças aprendam da melhor maneira possível.
E para isso a estratégia escolhida fará uma grande diferença.
O que escolher?
Você até já ouviu falar em sequência de atividades, mas não entende bem sua aplicação?
Essa matéria vai te ajudar.
Falando sobre a sequência de atividades
Segundo o RCNei vol.1, pág 56, "são atividades planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São sequenciadas com intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam ir paulatinamente resolvendo problemas a partir de diferentes proposições. Estas sequências derivam de um conteúdo retirado de um dos eixos a serem trabalhados e estão necessariamente dentro de um contexto específico."
Gosto muito do Referencial Curricular. Apesar de já ser um pouco antigo, no meu ponto de vista ele trouxe uma revolução no modo como devemos olhar o aprendizado de nossos pequeninos.
Bem, suponhamos que o projeto que você está realizando com as crianças tem muitas atividades de desenho livre, para que eles se expressem sobre o que estão aprendendo através de desenhos.
Mas você, professor atento e que já leu muitas matérias da internet ou de livros que falam sobre o desenvolvimento do desenho infantil (essa matéria da Nova Escola pode ajudar), percebe no meio do caminho, que os desenhos de seus pequenos não estão tão adequados para a faixa etária (isso não é uma regra pois cada criança e cada turma tem seu tempo, mas você percebe que eles podem dar um passo a mais).
Talvez sua turma não tenha tido muitas oportunidades de exercitar essa tarefa fantástica que é o desenho livre. Pode ser que até então, só tenha sido oferecido a eles desenhos prontos, e não conseguiram desenvolver tão bem os próprios traços. O que fazer então?
Faça uma sequência de atividades que possa ajudar as crianças a desenvolver um pouco mais esse desenho.
Vamos analisar:
Desenvolver os traços dos desenhos é algo bem específico. Como vimos no Referencial, não precisa abranger todas as outras áreas do conhecimento - Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemática (áreas do conhecimento descrito no RCNei vol. 3).
Projetos geralmente abrangem todas as áreas do conhecimento. Essa é uma grande diferença entre a sequência de atividades e o projeto.
Nesse caso citado acima pode ser escolhido só as Artes Visuais por exemplo, e montar uma sequência.
Quando pensamos em sequência, pensamos em algo que evolui do fácil para o difícil, do menor para o maior, e assim vai. A ideia aqui é a mesma.
Colocando em prática
Serão 8 atividades que terão novos desafios um após o outro.
Uma das atividades pode ser só numa folha de sulfite em branco, outra simplesmente com um palito de sorvete colado no meio de uma folha, outra com um circulo, na próxima com dois círculos paralelos, outra pode ter um triângulo colado em um canto da folha, e assim até que você professor, perceba que os desenhos das crianças estejam mais elaborados. Quando alcançar seu objetivo, a sequência pode ser finalizada. Para saber se os desenhos estão realmente evoluindo, guarde o primeiro feito antes de começar a sequência. Durante o processo, dê outro desenho livre e faça observações entre o primeiro e este novo.
Claro que você vai elaborar a sequência muito melhor do que o acima, colocando objetivo, e montando bem mais detalhadamente. Você também fará as avaliações para saber se está indo no caminho certo ou se algumas atividades precisarão ser modificadas e melhoradas.
Essas atividades contendo interferências (algo que possa ser um ponto de partida a ser explorado) ajuda a criança a pensar em possibilidades.
O palito de sorvete pode se tornar a base para o galho de uma florzinha. Um triângulo pode se transformar em um navio. Os dois círculos podem parecer olhos para dar vida a um rosto.
Enfim..... as possibilidades são inúmeras.
Vejam aqui a explicação e sugestão que o RCNei vol.3, pág. 108 traz. São ideias fantásticas que podem ser ampliadas de acordo com a necessidade de nossos pequeninos.
Uma outra sequência muito utilizada é a do nome próprio. Quando bem planejada, ajuda as crianças a desenvolverem rapidamente a leitura e escrita do nome.
Professor, explore bastante essa forma de aprendizado.
Se não conseguir entendê-la na prática logo de inicio, não se preocupe. Não deixe de fazer. Planeje uma e aplique. Observe bem. Analise. Vá fazendo as melhorias conforme for entendendo melhor.
Você vai perceber a ferramenta poderosa que tem a sua disposição.
Gostou? Espero que sim!
Abraços,
Lu Fernandes Pedagoga
0 comentários:
Postar um comentário