UM NOVO OLHAR SOBRE O PROJETO PLANETA TERRA

, , No Comments

Já ouviu falar em projeto PLANETA TERRA? Tenho certeza que sim. 
Esse sem dúvida é um dos projetos mais realizados todos os anos na Educação infantil. 
Cada professor, ao planejá-lo pode ter um objetivo. 
Geralmente, um objetivo em comum entre eles é ensinar para as crianças de alguma forma que o nosso planeta é importante e que temos que cuidar dele.
Mas já me perguntei muitas vezes se esse objetivo (o de cuidar do planeta) é realmente atingido.
Em muitos anos na área e conhecendo muitos trabalhos, percebi uma repetição de atividades sobre esse tema que muitas vezes apenas reproduzem o que outros colegas já fizeram. 
Na hora do planejamento, a sequência de atividades escolhidas não leva em conta as necessidades da turma, da natureza ao seu redor, dos malefícios que certos hábitos estão tendo no meio ambiente em seus tempos.

Algumas atividades (que claro, tem seu momento dentro do ambiente escolar), não trazem uma reflexão real com as crianças sobre quais são as AÇÕES que elas devem tomar para ajudar a melhorar sua casa, sua rua, seu bairro, sua cidade, seu estado, seu país..... o planeta. 

Vou alistar abaixo algumas atividades que se repetiram dentro desse tipo de projeto (essas foram de experiências minha enquanto professora e coordenadora pedagógica):

- Vamos pintar a árvore
- Vamos colar papel crepom na árvore
- Vamos pintar o leopardo, tucano (e outros animais existentes no planeta)
- Vamos fazer a árvore com as palmas das mãos e tinta guache
- Leve o menino até a natureza por esse caminho..... (atividade de "ligar" um lugar ao outro)
- Vamos nos vestir de árvore, de leão, etc
- Vamos fazer a árvore de recicláveis 
- Vamos confeccionar o leão com EVA
- Vamos pintar o mapa mundi
- Vamos assistir ao vídeo da árvore falante
- Cole elementos da natureza no mural......

Será que alguém se identificou? 
Tenho certeza que muitos de nós conhecemos essas atividades. 
E muitos já devem estar se perguntando: Mas o que há de errado com elas?
Nas atividades em si... nada.
O problema é como muitas vezes o professor planeja e organiza. 
Em partes, ficamos felizes de termos a internet para nos auxiliar nas nossas dificuldades e dúvidas.
Mas por outro lado, deixamos a correria nos fazer pegar a primeira atividade pronta na internet para aplicar na sala. 

Agora, imagine um projeto inteiro com uma sequência de atividades no estilo acima. 
Será que essas atividades por si só, levam a criança a ENTENDER quais ações elas devem realizar para ajudar DE VERDADE o planeta? 

Não quero aqui dizer que alguém está fazendo seu trabalho errado. Até porque os objetivos mudam de uma turma para outra. 
E também vamos ganhando experiência com o passar dos anos e melhorando nosso modo de trabalhar. Vamos descobrindo que podemos planejar o mesmo projeto e escolher objetivos diferentes. 

Eu sempre pensei muito sobre o objetivo de aplicar um projeto na educação infantil. Quando fosse montar, pensar CLARAMENTE que objetivo eu gostaria de alcançar no fim do ano (sendo um projeto anual). 

Usando as atividades acima, o objetivo alcançado seria o de conhecerem materiais diferentes e adquirirem algumas habilidades artísticas. Se o objetivo do professor for esse........

Mas geralmente, quando o professor tem em mente esse projeto, ele pensa na responsabilidade que todos nós temos de cuidar de nosso lindo lar, que é o planeta Terra. 

Mas então, que tipo de ações devem constar no planejamento do professor para alcançar esse objetivo?

Eu, Luciana, não gosto muito de projetos prontos pegos na internet, ou nos livros de projetos que tem em coleções......
Acredito que toda escola ainda tenha esses livros.

Acredito em pesquisarmos IDEIAS na internet e adequá-las a realidade e necessidades de nossas crianças.
Então vou sugerir algumas coisas, mas nada pronto. 
Elas servirão para que todos nós reflitamos no objetivo que temos com cada atividade e como ela esta diretamente ligada ao objetivo maior do projeto.

Salvando o Planeta

Essa responsabilidade é muito grande. 
Em um ano de trabalho com certeza não conseguiríamos mostrar para as crianças todas as formas de ajudar a cuidar da Terra. 
O interessante é pensarmos em pequenas partes.

Podemos ajudar o planeta gerando menos lixo em casa, por exemplo. 
Pode parecer pouco, mas isso dá um trabalho de projeto para o ano inteirinho....
Não acredita?
E vamos pensar bem... Diminuir a quantidade de lixo não ajuda significativamente a melhorar o planeta? Pense em quanto lixo é gerado todos os dias? Essa ação por si só melhoraria muita coisa.

Para entenderem melhor o que quero dizer, vou criar uma turma imaginaria e pensar em possibilidades que podem suprir as necessidades da turma que recebi esse ano.

Idade: 3 à 4 anos
Projeto: anual (abril à outubro)
Realizar: o projeto 2x por semana
Objetivo: Promover ações que levem as crianças a serem multiplicadoras do conhecimento, e poder contribuir para  melhorias no nosso bairro.
Pontos observados da comunidade: Desde fevereiro venho observando que minhas crianças gostam muito de brincar no parque da escola, que tem muitas árvores e plantas. Mas as pessoas da rua jogam muito lixo nas calçadas e uma parte desse lixo infelizmente entra no nosso parque com os ventos. Muitas vezes as crianças veem ou até pegam esses lixos para brincar. 
Próximo da nossa escola tem lugares cheios de lixo, a começar pelas calçadas.. 
Todas as vezes que chove, esse lixo entope as passagens de água e o bairro vira um caos.
Aqui no bairro já temos a coleta semanal de recicláveis. 
Já observei também que pela manhã, quando os pais trazem as crianças ou no final do dia, quando vem buscar os filhos, os pais dão algum alimento para as crianças e estes jogam suas embalagens no chão. 
Em alguns momentos como na reunião de pais e outras oportunidades que tive de conversar com os pais, percebi que eles tem o habito de levar os filhos para fazer compras nos supermercados aqui próximos.

Conhecendo essas particularidades do meu grupo, posso pensar em possibilidades de etapas para nosso projeto.

Etapa 1: Abril - 4 semanas = 8 atividades em média
Momento de investigação mais detalhada do que as crianças sabem.

- Fazer rodas de conversa sobre como é para as crianças fazer compras: o que costumam comprar, se ajudam o papai e a mamãe a carregar uma sacola. O que elas fazem com a embalagem da bala ou danone que comem?
- Dar folhas para que as próprias crianças desenhem como é sua rotina de compras com os pais (as crianças expressam muitas coisas através dos desenhos)
- Elaborar um questionário para ser enviado aos pais.
- Fazer levantamento do que as crianças sabem e não sabem e durante o ano usar atividades que ajudarão a responder as perguntas das crianças. 
- Preparar um cartaz de O QUE SABEMOS e O QUE APRENDEMOS. (Ele será preenchido durante o ano junto com os conhecimentos adquiridos com o grupo)

Possivel avaliação da etapa 1: Nesse contexto, percebo que a grande maioria ainda usam muitas sacolas descartáveis e não se atentaram ao dia da coleta reciclável.

Etapa 2: Maio, Junho, Julho - 12 semanas = 36 atividades em média

- Preparar reunião de pais para falar sobre o projeto do ano
- Levar vídeos e livros em momentos de rodas de conversa que levarão as crianças a entender como podem ajudar a diminuir sacolas plásticas (veja esses vídeos do projeto Akatu - em especial os vídeos: um novo olhar sobre o plástico e o ciclo das sacolas plásticas)
- Momentos de desenhos livres para que as crianças expressem nos desenhos o que estão absorvendo do assunto e possam nortear os próximos passos. Os desenhos prontos, aqueles impressos todos iguais para as crianças, não mostrará o que eles estão aprendendo.
- Visitar supermercados da região para saber como são utilizadas as sacolas plasticas. Preparar algumas perguntas junto com as crianças. Levar em conta principalmente os questionamentos deles. Marcar entrevista com um  responsável do supermercado.
- Colocar na sala um lixinho para que as crianças joguem as embalagens do alimento que comerem e assim acabem ensinando para os outros. 
- Depois de bem entendido o assunto, confeccionar JUNTO com as crianças frases que serão reproduzidas em cartazes para colocar pela escola e pelo bairro e nos supermercados. Escrever junto com eles para que se apropriem da escrita. 
- Convidar os familiares para participar de alguma atividade sobre o assunto, dando também o exemplo para as crianças.
- Fazer jogos e brincadeiras que ensine o que pode ser reciclado e o que não pode. 
- Preparar folders, onde a escrita também pode ser feita com a ajuda das crianças para que se apropriem dela. Esse fôlder vai conter as informações do dia, horário que passa o caminhão de coleta de reciclável e o que pode ser separado em casa. 
- Entregar em diversos estabelecimentos da região.

Etapa 3: Setembro e Outubro - 8 semanas = 16 atividades em média - finalização

- Confeccionar com os pais algumas sacolas reutilizáveis com TNT. 
- Preparar um material que será levado pra casa, de tudo que aprenderam e como irão utilizá-lo como aprendizado para toda a vida.
- Preparar uma avaliação para os pais de como esse projeto mexeu com sua vida em casa, e sobre atitudes que mudaram durante o ano. 

Gosto muito de dividir projetos por etapas. Me ajudam a visualizar melhor tudo que posso planejar de uma forma coesa e organizada.

Conseguem perceber como as crianças participam ativamente nas etapas do projeto? 
Os professores fazem sim um levantamento de ideias, mas elas podem ser modificadas de acordo com o conhecimento que as crianças trazem. 
Nada é imposto pelo professor. Eles constroem as ideias juntos. 
A ideia do projeto mobiliza atitudes para a vida e mexe com os pais, familiares e comunidade.  

Será que esse projeto sobre como ajudar o PLANETA TERRA terá bons resultados? 
Bem... esperamos que sim. Com o objetivo bem claro, as atividades foram pensadas e organizadas para alcançá-lo. 

Muitas variáveis podem ser feitas dessa ideia. Como eu disse, ela vai precisar se adequar com cada realidade. Fiquem a vontade para usar essa ideia e modificá-la como acharem mais adequado.
Esse projeto poderia ser voltado para a preservação da água no planeta, ou para os animais em extinção do planeta Terra,  etc. 
Para cada objetivo,  atividades que levem a alcanca-lo. 
Tenho certeza que vários de vocês já tiveram ideias incríveis que podem complementar e até melhorar as ideias acima.

Gostaram? 
Me contem as experiências de vocês.

Grandes abraços
Lu Fernandes Pedagoga

0 comentários:

Postar um comentário